youtube shorts

YouTube Shorts: vídeos curtos para seu canal bombar

2 de março de 2021 0 Por Gabriel Bertella
Compartilhe por aí!

Tempo de leitura: 3 minutos

De um lado, temos o TikTok, um app para se assistir vídeos curtos que recentemente alcançou o número de 1 bilhão usuários ativos.

Do outro lado, temos a plataforma gigante chamada YouTube, cuja audiência é enorme.

É claro que o YouTube não ficaria de fora dessa disputa e lançou o YouTube Shorts, um concorrente de peso para o TikTok.

E, é claro que quem ganha somos nós e se você for criador de conteúdo no YouTube (ou deseja se tornar um), é uma boa hora para apresentar esta nova opção para seus vídeos.

Conhecendo o YouTube Shorts

O YouTube Shorts (ou Vídeos Curtos do YouTube) basicamente funciona como os vídeos do TikTok: por padrão, o vídeo é gravado na vertical e com no máximo um minuto de duração.

Quando um vídeo é classificado como Shorts, ele aparece numa outra área do app do YouTube no celular. Atualmente, está abaixo dos vídeos recomendados, em forma de lista. Essa estante de shorts contém os vídeos recomendados para o usuário.

Ao tocar em um dos vídeos apresentados, o usuário poderá assistir, curtir, comentar e compartilhar o vídeo em questão.

Em seguida, pode arrastar o dedo para cima e curtir outros vídeos.

Vantagens do vídeo curto:

Mas por que investir no #Shorts, você deve estar se perguntando. Não é melhor investir no TikTok?

Respondo esta pergunta em forma de lista:

  • Caso você deseje trabalhar com o YouTube, é uma boa forma de conseguir engajamento e reconhecimento, pois o vídeo chegará facilmente a outras pessoas.
  • É um conteúdo mais fácil de criar: você só precisa gravar um vídeo de 1 min!
  • É muito mais fácil as pessoas terem o YouTube instalado do que o TikTok ou outros apps semelhantes: seus vídeos podem chegar a mais pessoas.
  • Por fim, o YouTube Shorts é uma novidade: aproveite essa oportunidade, comece a gravar e se torne expert no Shorts.

Como criar um vídeo curto no YouTube Shorts?

Se você for no seu celular agora (ou entrar no YouTube Studio pelo PC), é provável que não encontre nenhum botão que diga para criar um YouTube Shorts.

Isso é porque o YouTube Shorts está fase beta e atualmente apenas na Índia existe a opção nativa de criação de um vídeo curto pelo aplicativo.

No entanto, devido ao sucesso que está fazendo por lá, é provável que esse recurso chegue a mais países o mais rápido possível.

No entanto, qualquer pessoa de qualquer país do mundo pode criar um vídeo curto no YouTube Shorts, basta seguir as próprias recomendações do YouTube:

  • O vídeo deve estar na horizontal. Exemplo de resolução: 1080 (largura) x 1920 (altura).
  • Ele deve ter no máximo 60 segundos de duração.
  • A hashtag #shorts deve estar presente no título ou descrição do vídeo.

Seguindo essas regrinhas, seu vídeo estará pronto para ir ao YouTube Shorts. Mas lembre-se que, como pertence ao YouTube, seu vídeo deve seguir as diretrizes da plataforma.

Particularidades do YouTube Shorts

Diferente de um vídeo do YouTube tradicional, um vídeo curto tem algumas particularidades a serem levadas em consideração:

  • Se o seu vídeo for monetizado, anúncios não aparecerão ao ser assistido no YouTube Shorts.
  • As visualizações dos vídeos curtos não contarão para o Programa de Parcerias do YouTube (é necessário atingir 4.000 horas e 1000 inscritos para se tornar um parceiro do YouTube).
  • No entanto, é uma boa maneira de conseguir inscritos para o seu canal e isso ajudará na meta de alcançar a monetização.
  • Os vídeos curtos postados ficam no seu canal como nos vídeos normais. Ou seja: apesar do vídeo ser na vertical, a thumbnail deve ser horizontal, seguindo o mesmo padrão do seu canal do YouTube. Então capriche!
  • Ao postar seu primeiro Short, o YouTube concede a opção de aparecer sua própria estante de Shorts como uma sessão no seu canal pelo aplicativo móvel.
  • O YouTube Shorts tem suas próprias Estatísticas no YouTube Studio.

Dicas criativas para se dar bem com o Shorts

  • Costume postar com frequência e se você não tiver ideias ou tempo para postar um vídeo longo, é boa forma de manter seu canal ativo.
  • Não vá postar qualquer coisa no Shorts. Faça vídeos dentro do nicho do seu canal para conseguir futuros inscritos fiéis. Se você não sabe qual é o nicho ou está sem ideias, veja este artigo do Bolha Criativa.
  • Você pode muito bem criar um trailer do seu último vídeo e chamar a galera para assistir!
  • Prenda a atenção do público rapidamente: serão 60 segundos que podem resultar em milhares de novos inscritos!

E aí, pronto para criar sua fama no YouTube Shorts? Mal posso esperar para ver as suas criações!

Ei, criativo, o que você achou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro criativo a avaliar este post.

Ótimo! Se você gostou....

Por que não curte o Bolha Criativa no Facebook?


Compartilhe por aí!