
Preguiça vs criatividade: as 3 fontes mais usadas do mundo
24 de maio de 2019Tempo de leitura: 3 minutos
Há algum tempo fizemos um post da nossa série Preguiça vs Criatividade, onde falamos especificamente sobre a preguiça no design e em um dos tópicos, apenas sobre fontes.
É muito comum encontrarmos estas contes em impressos ou em materiais de design, não simplesmente porque elas são boas, mas sim porque quem fez a arte talvez não tivesse paciência ou criatividade para encontrar fontes melhores ou mais adequadas.
Neste artigo vamos listar as fontes mais populares, principalmente aqui no Brasil. E não, não vamos falar da Comic Sans, já que ela tem um artigo particular aqui no Bolha Criativa.
Times New Roman

Esta fonte foi originalmente criada em 1931 para o jornal The Times, de Londres. É uma típica fonte serifada (observe os traços nas hastes de alguns caracteres, como o “m” e o “i”, fazendo com que se crie uma linha imaginária ao ler a palavra no total, facilitando a leitura).
No entanto, a fonte de se tornou mundialmente popular porque era a fonte padrão das primeiras versões do Microsoft Office, a qual se deve toda a culpa pela fama (como a própria Comic Sans) e consequentemente, adorada por professores e normas da ABNT.
É uma fonte séria e fácil de ler, mas seu estilo serifado e “conservador” talvez chame mais a atenção do público mais velho. Algumas pessoas tem no imaginário que ela é uma ótima fonte para se usar em tudo. De fato, é uma ótima fonte, mas por que não usar fontes menos bruscas e mais modernas, como a própria Futura ou Tahoma em seu lugar?
Calibri

Outra fonte que apareceu no Microsoft Office e se tornou altamente popular. Neste acaso, a Calibri se tornou a fonte padrão do Office desde 2007. De alguma forma, ela é mais moderna que a Times New Roman, por não ser serifada e ter um desenho mais agradável e simples.
Caso alguma arte contenha Calibri, é muito provável que sua origem veio no pacote Office, então ela é facilmente identificável como a “fonte do Word”. Ela é bonitinha, ela é a primeira fonte que aparece ao digitar um texto… por que não procurar por fontes melhores, não é mesmo?
Arial

A Arial foi criada em 1982 e é uma das fontes mais reconhecidas do mundo, ao lado da sua irmã mais antiga chamada Helvetica. Ambas são parecidas, alguns dizem que a Arial a copiou, mas podemos dizer que as duas beberam da mesma fonte (perdão pelo trocadilho) ao se basearem na fonte Akzidenz-Grotesk.
É uma das fontes mais populares que estão presentes no Windows e é também padrão em um dos programas de design mais conhecidos, o CorelDraw (e sua família). Portanto, é bastante comum encontrarmos artes com a Arial dando as caras.
Por quê? Bem, é fácil de responder. Além de ser a fonte padrão, ela é um pau para toda a obra. Ela não é engraçadinha como a Comic Sans ou tão séria quanto a Times New Roman. Ela simplesmente é uma boa fonte que ficará “ok” em tudo que é tipo de arte. No entanto, caso você esteja disposto a criar algo mais refiná-la, deixe-a para coisas mais simples.
Qual dessas fontes você mais usou? Ou nunca usou? Tem mais alguma fonte famosa? Diga aí nos comentários!