Jogos e aplicativos inspiradores para explorar a criatividade

27 de fevereiro de 2020 0 Por Gabriel Bertella
Compartilhe por aí!

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem disse que jogar videogames não poderia ser algo criativo?

Como dito no nosso artigo completíssimo sobre criatividade, jogar pode ser uma fonte muito bem-vinda para se inspirar.

Neste artigo, vou mostrar alguns jogos e aplicativos inspiradores que você pode usar para desenvolver sua criatividade.

Além de estimular seu poder criativo, ainda são extremamente divertidos.

Minecraft

Não poderia começar este artigo sem citar Minecraft, um jogo já um tanto antigo, mas ainda assim que faz um sucesso absoluto. Ele consiste na construção de mundos e personagens através de uma estética particular, de blocos.

Você tem a disposição várias ferramentas para criar mundos no estilo do jogo. Há muito a se explorar em Minecraft. Como a comunidade é enorme, há infinitas construções para se divertir e visitar.

Minecraft está disponível para os consoles PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e também para PC e celulares.

LittleBigPlanet

Nos quatro jogos da franquia LittleBigPlanet (1,2,3 e Karting), somos apresentados ao mundo de Sackboy, um simpático bonequinho de pano. Aliás, todo o mundo de LittleBigPlanet foi feito através de materiais que você poderia encontrar numa loja de artesanato.

Panos fofinhos, isopor, madeira.

Em LittleBigPlanet, você é encorado a criar, jogar e compartilhar.

Você pode construir níveis no estilo plataforma do jogo, com muitas opções para você criar seu próprio mundinho (ou Lua, como é descrito no jogo) e depois compartilhar com outros jogadores. Ou então explorar a enorme quantidade de níveis para a ver a criatividade dos jogadores do mundo todo.

LittleBigPlanet 1,2,3 e Karting está disponível para PlayStation 3.

Little Big Planet 3 é o único disponível para PlayStation 4.

Gartic

Gartic é um jogo online muito divertido. Em turnos, cada jogador recebe uma palavra e deve usar a criatividade para desenhar o que aquela palavra significa, sem usar nenhum tipo de caractere.

Ganha quem acertar mais vezes, tanto nas adivinhações, tanto com seus próprios desenhos. Há diversos temas para escolher, então basta colocar a cachola para funcionar.

Gartic está disponível gratuitamente para jogar, basta acessar o site. Também disponível para Android e iOs.

Super Mario Maker 2

O bigodudo encanador Mario despensa apresentações. Todo o mundo deve ter tido alguma experiência de jogar o game de plataforma alguma vez na vida, mas já pensou em criar seus próprios níveis e compartilhar com a galera?

Isso é possível na franquia Super Mario Maker. Citei o segundo pois está disponível para Nintendo Switch, enquanto o primeiro está no esquecido console Wii U.

É extremamente fácil construir suas próprias fases, colocar coisas malucas, inverter completamente as regras e colocar efeitos sonoros divertidos enquanto Mario pula nas plataformas e inimigos.

Caso você não pretenda criar, não se preocupe. Há uma infinidade de níveis feitos por outros jogadores, alguns engraçados, outros difíceis para caramba e muitos bastante criativos.

Jogos e aplicativos inspiradores

Dreams

Dreams é o novo projeto lançado pela Media Molecule (dos mesmos criadores de LittleBigPlanet). Dreams não é apenas um jogo, mas uma ferramenta de criatividade que você pode explorar usando seu console PlayStation 4.

Em Dreams o usuário tem a disposição variadas ferramentas com vários tutoriais de fácil compreensão para você construir um jogo, uma animação ou uma ilustração, tudo isso sem necessitar nenhum conhecimento técnico além do jogo.

Como se não bastasse, você pode criar suas próprias trilhas sonoras e objetos e compartilhar com outros jogadores para que os mesmos os usem em seus próprios projetos. Funciona praticamente como uma rede criativa.

Como os demais jogos, você pode simplesmente assumir a função de curador e se inspirar através das criações.

 

E aí, gostou das dicas? Tem mais algum jogo que você adicionaria? Não deixe de compartilhar nos comentários. Ative as notificações para não perder nenhum artigo do Bolha Criativa!

 

 

 

Ei, criativo, o que você achou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro criativo a avaliar este post.

Ótimo! Se você gostou....

Por que não curte o Bolha Criativa no Facebook?


Compartilhe por aí!