
Dicas simples para criar impressos
20 de março de 2019Tempo de leitura: 3 minutos
Após criarmos ao logotipo e o cartão de visita, está na hora de criar impressos para a empresa em questão. Neste artigo vamos dar algumas dicas rápidas para criar panfletos, flyers ou folders criativos e práticos.
Antes, vamos para uma pequena definição para os três impressos, afinal sempre há aquela dúvida. Qual é a diferença entre eles?
Um panfleto é um impresso em grande quantidade, popularmente com os tamanhos de uma folha A4, metade de uma A4 e a metade da metade. Pode ser colorido ou não, podendo ser frente e verso. Geralmente é usado um papel com uma gramatura menor e mais simples para baixar o custo, como um sulfite 90g ou couchê 90g/115g.
Um flyer também é encontrado no mesmo tamanho e definições, a diferença está em um acabamento mais sofisticado, como um papel com mais qualidade e gramatura.
Um folder é derivado da palavra em inglês fold, que no nosso bom português significa dobra. Então geralmente um folder é um impresso em tamanho A4 ou superior que possui uma ou mais dobras, podendo ser colorido ou não, tendo acabamento de papel melhor, etc. O fato é que se tiver dobra é folder.

Afinal, qual dos três eu utilizo?
Essa é uma questão para ser definida desde o início do projeto, afinal, tudo depende do tipo de informação que quer colocar, do tamanho do impresso e o mais importante, seu público-alvo.
Panfletos e flyers são ótimos para serem utilizados em promoções ou convidando o público a conhecer a empresa. Já os folders são ótimos para apresentação de alguma coisa. Lembre-se que a quantidade de informações é bem necessária para definir o impresso. Não adianta querer fazer um folder de duas dobras se o conteúdo for escasso! Então nesse caso, prefira um panfleto pequeno, então…
Saiba o que colocar no impresso
Um panfleto não é um cartão de visita e muito menos um jornal. Portanto, estabeleça primeiramente o que vai ser colocado nele.
É de suma importância que haja um espaço com o logotipo da empresa bem reconhecível, seu endereço e informações de contato. Se a empresa possui uma fachada, cores próprias e até mesmo outro impresso, fica interessante usar as mesmas cores e elementos para se enquadrar na identidade visual da empresa.

Ao contrário do cartão de visita, aqui você poderá dar mais destaque para as imagens em si, portanto escolha sabiamente. Imagens em baixa qualidade ou que não comunicam o que o impresso está dizendo não chamarão tanta atenção do público, assim como a falta delas e aparência de “bula de remédio” do panfleto renderá perda de interesse.
Estabeleça um orçamento adequado
Antes de qualquer outra coisa, estabeleça onde o impresso será utilizado, qual será o público-alvo, metas para divulgação e resultados. Dependendo do impresso é quase certo que quem o pegou colocará na primeira lixeira que encontrar, portanto tenha em mente quando for fazer algo mais refinado.
Plastificação, verniz localizado, maiores gramaturas e cortes especiais custam caro no seu bolso para serem jogados no lixo. Usar esses acabamentos é mais adequado no caso de folders/catálogos para serem distribuídos em apresentações comerciais mais formais (para possíveis novos clientes) e não na esquina da praça.

Gostou das dicas? Acompanhe o Bolha Criativa para não perder mais artigos como esse. Vejo você nos comentários. Até breve!