Como escrever uma sinopse criativa para seu o livro?

18 de fevereiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Compartilhe por aí!
Tempo de leitura: 3 minutos

Sabemos que escrever uma sinopse não é um processo simples, assim como também escrever um livro exige um comprometimento muito grande. Se você está escrevendo o seu ou pretende, é bom ficar atento a essas dicas.

Afinal, a sinopse provavelmente é um dos três fatores primários que fazem com que o leitor se interesse pelo seu livro. Os outros, é claro, são a capa e o título. Aqui no Bolha Criativa já fizemos um guia rápido e prático para quem deseja escrever um livro e também algumas dicas para deixar seu título chamativo e longe do lugar comum. Mas agora é hora de criar a sinopse, portanto, vamos para as dicas abaixo:

Deixe para o final

Primeiramente se preocupe em terminar pelo menos a história do seu livro para pensar em escrever a sinopse. Assim como é importante colocar o título no final, a sinopse também deve corresponder com o enredo que está sendo narrado no livro. Para que isso aconteça, o autor deve conhecer a fundo sua história.

Pense na venda

Sim, venda. Assim como os vendedores nos prometem milagres nas descrições espalhafatosas dos produtos, você como autor deve vender sua história pela sinopse.

Já é um grande avanço quando o leitor se interessa em ler sua sinopse, portanto, não desagrade um possível público-alvo. Para que isso aconteça, use os métodos dos tópicos a seguir.

escrever uma sinopse

Deixe o leitor curioso

Curiosidade é o ponto a ser explorado na sinopse. Sua história provavelmente criada com muito carinho e criatividade possui elementos que farão com que o leitor se interesse e muito.

Geralmente o que é colocado na sinopse é o evento que faz o protagonista sair da sua zona de conforto. Exemplo: ” A vida simples de Letícia mudou radicalmente no dia em que conheceu sua mãe biológica e o passado trágico da família“.

Só com uma frase já é possível deixar o leitor curioso para folhear as páginas: Letícia provavelmente foi adotada… O que aconteceu com sua mãe biológica? Qual é a tragédia que aconteceu na família dela? Continuando a sinopse: “A viagem de férias com o noivo se tornará cada vez mais desagradável quando segredos e mentiras forem revelados e assombrações a perseguirão até o fim“.

Assombrações? Segredos? Mentiras? Deixe o leitor com dúvidas e com sede de respostas, que deverão ser encontradas na sua história.

Não se estenda

Procure não exagerar no tamanho da sinopse, afinal a principal razão para ela existir é porque se trata de uma apresentação breve da história. Não há um número certo de frases ou palavras para se colocar, mas tente sempre fazer com que seja a menor possível.

Esta é uma tarefa difícil e talvez você tenha que escrever e reescrever várias vezes até chegar em uma considerada ideal.

Dicas extras:

  • Evite spoilers e evite que sua sinopse seja um resumo da história. Lembre-se que o leitor deve ficar curioso, mas também não vá revelar metade da história para isso. A não ser que sua história não tenha um conteúdo que prenda o leitor desde o início, aí é um problema grave!
  • Faça um resumo da sua história e extraia o básico para criar a sinopse.
  • Para testar o poder de venda do seu livro, fale a sinopse para um amigo sem revelar que é do seu livro. Se ele se interessar, você está no caminho certo.

Se você tem alguma dica ou uma sinopse pronta, não deixe de compartilhá-la nos comentários. Adoraríamos conhecer suas histórias!