criar o título

Como criar o título de um livro usando a criatividade

29 de novembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Compartilhe por aí!
Tempo de leitura: 2 minutos

Após terminar de escrever o livro, é hora de criar o título

O título é um dos cartões de visita que chamam a atenção dos leitores na hora de escolher o próximo livro. Ele deve ser mais que meras palavras jogadas sobre o tema que sua obra aborda. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como desbloquear sua mente nesta tarefa difícil.

Leia mais: métodos para ter inspiração

1 – Fuja do óbvio

Vamos supor que a história do seu livro seja sobre um médico respeitado que na realidade é um serial killer que mata seus pacientes retirando-os dos aparelhos. Sua primeira ideia nesse caso seria algo como “O Médico Assassino” ou derivados, como “Dr Serial Killer” ou “Dr. Mal”.

Entretanto, supomos novamente que o foco da história não é exatamente sobre o médico e sim, sobre suas vítimas que supostamente desconfiam sobre esse comportamento macabro. Uma ideia para fugir do óbvio é manter o leitor neste mesmo contexto, porém, sob uma perspectiva diferente.

Aqui darei um exemplo de um livro infantil chamado “A Menina e o Porquinho”. Porém esse nome é a tradução brasileira e seu nome original é Charlotte’s Web, ou seja, A Teia de Charlotte.

Quem leu o livro ou assistiu ao filme, sabe que de fato a história mostra uma menina e um porquinho, porém a magia da história começa quando a aranha Charlotte começa a tecer teias de aranha para fazer com que o porquinho se torne especial.

Nesse caso, o título A Teia de Charlote faria bem mais sentido, apesar do título brasileiro ser chamativo para as crianças.

Voltando ao exemplo do médico serial killer, podemos colocar o título do livro algo como “A Tenebrosa História do Dr. Richards” ou então simplesmente “Hospital Red Sky” supondo que o cenário principal seja o mal que reside no hospital.

Use bastante sua criatividade!

2 – Seja Direto

Por ser direto, entenda: nada de transformar seu título numa sinopse e revelar mais do que deveria. Prefira títulos curtos e fáceis de memorizar. Também use como tática para deixar um mistério no ar.

Exemplo a não ser seguido: “O Diário Perdido de Uma Garota que Acordou no Paraíso.”

Exemplo a ser seguido: “O Diário do Paraíso”.

3 – Crie um título simples

Mais uma dica que complementa as anteriores. Crie títulos fáceis de pronunciar em voz alta. Se o livro foi escrito no Brasil, evite adicionar palavras estrangeiras complicadas.

Porém, não seja simples demais. Evite criar títulos genéricos ou “nomes de novelas”. Isso fará apenas com que seu título não se destaque e, consequentemente, seu livro também.

Exemplo:

A minha história é sobre Clara, uma jovem que foi abençoada pelo Cupido e tem o poder de fazer com que qualquer um se apaixone por ela.

Título genérico: Destinada a Amar

Título criativo: O Presente do Cupido.

E você, tem alguma dica para criar um título? Deixe aí nos comentários!