Preguiça vs criatividade: como NÃO criar nomes incríveis

13 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

No artigo anterior, entregamos algumas dicas de como criar nomes incríveis, seja para o nome de uma empresa, para um site ou para qualquer outra coisa.

Mas cá estamos, na série Preguiça vs Criatividade para destacar alguns nomes e ideias que provavelmente demonstrarão a falta de criatividade por parte de seus criadores. É claro que cada caso é um caso, não estamos aqui para dizer que você pode ou não usar esses nomes. Entretanto, se você quiser fugir do lugar comum, não os utilize.

Top “alguma coisa”

Ninguém sabe de onde surgiu tamanha criatividade (ou falta dela) para se colocar a palavra “Top” em qualquer coisa que se vê por aí. Restaurantes e lancherias, academias de musculação/esporte… Lavagem de carros, mecânicas, gráficas expressas, lojas em geral…

A única coisa que não fica “top” é um nome usando a palavra “top”. Nota-se uma total falta de criatividade, pois basta adicionar a palavra Top com o ramo de atuação, exemplo: Top Academia; Top Bar; Top Car, etc.

Mil Grau / Depressão

Provavelmente você já se deparou com alguma página de humor – ou milhares delas – com os dizeres “Assunto da página + Mil Grau” ou “Assunto da Página + da Depressão”.

Fica bastante fácil criar um nome assim, embora evidencie claramente a falta de criatividade. Além disso, é uma das melhores formas de se perder em um mar com nomes iguais e não ganhar destaque nenhum.

Palavras óbvias/literais

Por fim, temos o uso de palavras óbvias no nome que infelizmente demostram a total falta de criatividade, por mais que sejam bons.

Um exemplo (e você vai rir disso, afinal somos o Bolha Criativa), é o uso da palavra “criatividade e ideias” para inúmeras agências de publicidade e design que existem por aí. O uso desses nomes óbvios deixa claro a falta de ideias para se criar um nome melhor com base em um conceito.

A mesma coisa seria criar um nome como Hospital da Saúde ou Pet Shop Cães e Gatos.

Mas cada caso é um caso. As vezes nomes simples e óbvios são bastante eficazes, desde que não haja concorrentes diretos. A ideia aqui é fazer seu nome se destacar e um nome genérico e parecido com outro pode confundir seus futuros clientes ou seguidores.

E é isso aí! Tem mais algum nome genérico que está em moda? Compartilhe nos comentários.

Compartilhe por aí!
error