O que os animais têm a dizer sobre criatividade #2

1 de fevereiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Os animais fazem parte da nossa vida e muitas vezes não paramos para refletir sobre o que significam. Eles não são apenas seres vivos que vagam pela Terra, possuem sua importância e cada um deles possui sua própria interação com o mundo.

Se você perdeu a primeira parte da série, clique aqui. Nesta segunda parte, vamos abordar mais significados de cinco novos animais.

Esta série do Bolha Criativa aborda o simbolismo por trás dos animais e é livre para interpretações, pois cada pessoa pode ter um sentimento em relação ao animal.

Macaco / Gorila

Nossos amigos primatas são animais parecidos fisicamente com humanos, podendo ser bastante carismáticos e engraçados (no caso dos macacos) e fortes e ameaçadores no caso dos gorilas.

Use o simbolismo do macaco quando a ocasião demandar um bom-humor, não se limitando apenas a produtos relacionados com banana. Um mascote macaco, assim como o ser humano, pode ser usado por qualquer situação mais descontraída, como um time esportivo ou até mesmo uma banda… Ou talvez uma escola infantil.

Se você escolher o gorila, ele representará mais a força e a resistência, servindo como um bom mascote de empresas que utilizam isso, como uma mecânica, uma empresa de guinchos. Gorila representa a força ancestral da masculinidade, no bom sentido.

Borboleta

Antes de se tornarem as criaturas adoráveis com asas coloridas, lagartas passam por um processo de transformação chamado metamorfose e viram as adoráveis borboletas. Elas podem muito bem ilustrar um jardim e simbolizar qualquer uma das profissões e situações relacionadas, mas ela pode ser muito mais do que isso.

Elas simbolizam o poder da transformação, portanto é muito comum encontrar o simbolismo da borboleta na psicologia e na educação, principalmente a infantil. Assim como a lagarta, pessoas podem se transformar ao mudar seu lado psicológico ou ao crescerem através da educação.

Cobras e Serpentes

Animais peçonhentos, desagradáveis e hostis para qualquer ser vivo, são animais que remetem imediatamente ao mal e ao medo do envenenamento e a morte.

Se não forem usadas como um simbolismo para qualquer uma dessas coisas, ainda sim são animais que representam a ameaça, mas também podem representar uma personalidade forte, fazendo muito bem que seu símbolo represente uma gangue ou um estúdio de tatuagem!

É importante não confundir cobras e serpentes com o símbolo do caduceu, que possui várias representações. Aqui abordo somente a presença do animal em si.

Golfinho

Dentre os animais aquáticos, o golfinho é o animal mais carismático depois da tartaruga. Sendo um mamífero extramente social, são incrivelmente inteligentes, brincalhões e divertidos.

Use o simbolismo do golfinho quando quiser representar a inteligência de forma mais descontraída – mais para um curso de verão do que uma escola militar, por exemplo – ou simplesmente usando o fator diversão. São excelentes mascotes de parques aquáticos e escolas de natação, não acha?

Gatos

Se o cachorro é o melhor amigo do homem (há contradições!), o gato é o segundo ou está no mesmo nível. Nossos amigos felinos são um pouco mais reservados e… digamos… mais comportados e chiques que nossos amigos caninos.

Possuem a elegância dos outros felinos, como o leão e o tigre, por exemplo, mas são ainda mais carismáticos e sociáveis do que eles, claro. Possuem um ar misterioso no seu comportamento e ao mesmo tempo são ágeis e espertos.

Como tem fama de animal doméstico, obviamente sua presença em petshops é tão forte quanto a presença dos cachorros, mas também podem representar com qualquer uma de suas características, como um grupo de malabaristas ou pescadores (porque eles adoram peixe!)

E é isso! Se você tiver mais alguma coisa a dizer sobre esses animais, não deixe de participar nos comentários e não se esqueça de seguir o Bolha Criativa para mais séries como esta!

Compartilhe por aí!
error