O que os animais têm a dizer sobre criatividade #1

7 de janeiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já deve ter reparado que em várias ocasiões certos animais aparecem para simbolizar empresas como mascotes, peças publicitárias ou até mesmo personagens e imagens da capa de um livro.

Talvez neste exato momento você está procurando ideias para desenvolver algum projeto e caiu aqui. Mas e se você experimentasse encontrar algum animal para se inspirar? Esta série do Bolha Criativa aborda o simbolismo por trás dos animais e é livre para interpretações, pois cada pessoa pode ter um sentimento em relação ao animal. Sinta-se livre para contribuir com as suas nas seções dos comentários. Vamos lá?

Cachorro

Não poderíamos começar esta série de artigos sem antes citar primeiro o melhor amigo do homem. O cachorro durante muitos séculos é um animal domesticado para ajudar o homem, desde a caça até simplesmente o companheirismo. Possui um ótimo faro para encontrar as coisas e é relativamente dócil se bem-treinado.

O cachorro é um animal leal, amigo, brincalhão e muito carismático. Use sua simbologia para representar alguma dessas características. É muito fácil criar um personagem carismático usando o cachorro, afinal, é um bichinho muito querido por quase todo o mundo.

Mas é claro que depende da raça. Um pastor alemão poderia herdar as características acima, mas também poderia ser usado no contexto de segurança.

Empresas simbolizadas por cães: Pet shops, empresas de segurança, lojas em geral.

Águia

Águia

As águias são aves de rapina de grande porte, possuindo uma visão excelente para a caça e uma certa elegância. O mesmo contexto do simbolismo pode ser encontrado também no falcão.

Geralmente a águia será encontrada em empresas como óticas ou representando oftalmologistas ou, mais comumente é encontrar sua representação nas empresas de segurança, pois sua visão aguçada e instinto de caçador de ameaça simbolizam as características que você espera encontrar nos profissionais da área.

Urso

Urso

O urso é um mamífero de grande porte, conhecido por sua ferocidade e força para caçar suas presas e defender seu território. Os ursos, assim como muitos animais da natureza, defendem seus filhotes com unhas e dentes.

Dependendo do contexto, o urso pode ter vários significados. Representação da força quando adultos, podem ser os mascotes de mecânicas ou escolas de luta. Já os filhotes, geralmente fofinhos, podem ser representados no contexto infantil, como lojas de roupa, doces e escolinhas.

Abelha

Abelha

As abelhas são animais muito interessantes. Vivem na colmeia como operárias e produzem mel, cada uma fazendo sua parte. Além disso, possuem uma grande função na hora de distribuir o pólen e fazer com que o mundo esteja florescido e renovado.

O uso óbvio e literal da abelha é na sua representação do mel e derivados. Porém, ela pode ser bem mais do que isso. São o exemplo de trabalhadores, portanto não estranhe vê-la representada em empresas de construção e sindicatos do trabalho.

A formiga também pode herdar as mesmas características.

Leia também:
A criatividade está nas pequenas coisas
Como ter inspiração? E se…?

Cavalo

Cavalo

Desde a antiguidade o homem domesticou o cavalo e ele é utilizado com um meio de transporte. É um animal leal (quase como cachorro), forte, resistente e rápido na medida certa.

É mais comum ver o cavalo representado como um dos auxílios do homem ou por seu companheirismo. Veterinárias e agropecuárias podem muito bem usar o cavalo (assim como cachorro) para simbolizar o animal de estimação. Uma oficina mecânica também pode usar o cavalo como símbolo, afinal um carro pode muito bem ter as mesmas características e o “companheirismo” do cavalo.

Como podem ver, os animais possuem vários simbolismos que, se bem usados, podem fugir do óbvio na busca por criatividade. Comece a enxergar os animais não apenas no sentido literal e sim, nos demais contextos que eles podem representar.

Não deixe de visitar o Bolha Criativa para mais série como esta. Curta nossa página no Facebook para não perder nenhum artigo.

Compartilhe por aí!
error