Nunca é tarde para ser criativo

18 de janeiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Todo o mundo deve ter sonhado algum dia em ser algum tipo de  profissional quando era mais jovem, mas com o passar do tempo e com o início da época de se escolher uma profissão, somos levados a um caminho completamente diferente.

Algumas dessas pessoas apagam esses sonhos porque acreditam que na situação que estão, após anos e anos trabalhando naquilo que chamam de “realidade”, não conseguirão ter sucesso porque está tarde demais. Outras, no entanto, ainda guardam essas ideias e esperam que algum dia possam fazer alguma coisa sobre isso.

Está no imaginário das pessoas que devemos nos dedicar a uma única profissão durante toda nossa vida, desde a juventude. E de fato, muitas pessoas talentosas começam desde cedo, tendo no máximo a idade de vinte e poucos anos. Assim, se tornam profissionais excelentes pela vida toda. Podemos supor que seguiram seus sonhos desde jovem.

Mas criatividade não tem limite de tempo. A seguir, damos três exemplos de pessoas reais que começaram tarde (as vezes trabalhando em empregos completamente diferentes) e atualmente servem de inspiração para qualquer pessoa.

J. K. Rowling

J. K. Rowling

É ninguém menos do que a criadora do mundo mágico de Harry Potter e uma das escritoras mais influentes da nossa época.

A vida de J. K. Rowling não fácil. Sua mãe sofria com a doença de esclerose múltipla, que exigia cuidados extremos. A autora também trabalhou como pesquisadora (após se formar em Língua Francesa e Clássica na Universidade de Exeter e em seguida, morou um tempo em Portugal, se casou e trabalhou como professora de Inglês. A morte da mãe, sua separação e a demissão do emprego a abalaram profundamente, e, consequentemente, J. K. foi diagnosticada com depressão.

A ideia para criar Harry Potter veio em 1991, quando ela embarcou na estação de King’s Kross (um lugar bastante conhecido no universo bruxo e no real). Durante todo esse período (inclusive quando sofria de depressão, obteve ideias para criar os terríveis dementadores) ela já estava inspirada a contar suas histórias.

Mas foi em 1997, aos 32 anos de idade que J. K. Rowling publicou Harry Potter e a Pedra Filosofal (após ser rejeitado por várias editoras) e desde então, é o sucesso que conhecemos hoje.

Stan Lee

Mandatory Credit: Photo by John Salangsang/REX/Shutterstock (8882774ab) Stan Lee ‘Spider-Man: Homecoming’ film premiere, Arrivals, Los Angeles, USA – 28 Jun 2017

Stan Lee é o criador juntamente com algum de seus colegas da Marvel de vários personagens famosos e queridos no mundo inteiro, como Homem-Aranha, Pantera Negra, Demolidor, Hulk, Quarteto Fantástico, Homem-Formiga e Thor.

Antes de começar sua carreira na Marvel, ele escreveu obituários em jornais, era lanterninha de cinema e entregava lanches em escritórios. 

Após se formar no Ensino Médio, ele se tornou assistente da 
Timely Comics, que posteriormente se transformaria na Marvel Comics. Porém, foi aos 39 anos que ele criou sua primeira história em quadrinhos bem sucedida na marca, Quarteto Fantástico. E foi a partir daí que o sucesso de Stan Lee se multiplicou e acabou se tornando uma das mentes mais brilhantes da Marvel.

Stan Lee faleceu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos, mas seu legado na cultura mundial com certeza o imortalizou.

Henry Ford

nunca é tarde para ser criativo
Henry Ford

Foi o fundador da Ford Motor Company, uma das companhias automobilísticas mais bem-sucedidas do mundo, responsável por 161 patentes.

Nascido em Springwells, Ford obteve experiências na fazenda do pai, trabalhando com manutenção de motores. Aos 13 anos, com a morte da mãe, mudou-se para a cidade de Detroit, trabalhando de aprendiz em várias oficinas.

Foi depois de muitos anos trabalhando de mecânico que aos 40 anos ( ele fundou a Ford em 1903 e com apenas alguns anos se tornou um sucesso, com a produção de cem veículos por dia.

Com o aumento da concorrência e os altos investimentos, em 1926 a empresa já se tornava um império, com a produção de seis mil veículos por dia e com mais de duzentos mil funcionários.

 

Esses foram apenas três dos vários exemplos de pessoas que não desistiram dos seus sonhos. Se você tiver um sonho, não deixe que a idade o limite! Use suas experiências anteriores a seu favor, mesmo que esteja num emprego ou situação completamente diferentes do que você imagina.

E aí, está pronto para ir atrás dos seus sonhos? Não deixe de visitar os comentários e compartilhar sua experiência!

Compartilhe por aí!
error