Noções de design que todo o mundo deveria ter

1 de dezembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 4 minutos

Algumas noções de design todo o mundo deveria ter, afinal… “De designer e louco todo mundo tem um pouco”, não é essa a expressão? Não?! Mas garanto a você que tem muito mais gente metida a designer do que médico.

Em algum momento todo mundo vai ter que se envolver na criação de uma arte gráfica, seja na criação de um logotipo ou na escolha de um convite de casamento ou aniversário. Muitas outras podem opinar sobre o design de alguma coisa, afinal, artes estão em cada canto.

Para isso existe a nobre (e algumas vezes subestimada) profissão de designer gráfico. São os estudiosos por trás das mensagens que existem em cada imagem publicitária que você vê. Porém, se uma pessoa sabe usar algum programa de edição básico já consegue fazer artes, muitas vezes com bom gosto.. e outras… Bem amadoras mesmo.

Neste artigo eu não vou passar fórmulas e teorias para fazer um bom design porque não é apenas o visual que é levado em conta, mas também a praticidade e o significado, algo que só quem pretende realmente trabalhar profissionalmente com isso tem a obrigação de saber.

Aqui vou dar umas noções básicas de como pessoas comuns podem melhorar – e muito – suas artes simples para que ao menos produzam um material com um gosto mais refinado.

Leia mais: Como ter bom gosto nos meus projetos

01 – Prazer, eu me chamo Contraste

noções de design

noções de design

Vamos começar com algo bem básico. Seja sincero: você consegue enxergar o que está escrito nas imagens acima?

Talvez sim, mas o texto quando não tem uma cor contrastante com o fundo acaba ficando muito difícil de ler. Facilite a vida das pessoas e procure soluções para que o texto fique visível facilmente. Já imaginou ler uma revista toda no estilo acima? Nada fácil, não é mesmo?

02 – Esticar é pecado!

noções de design

Evite ao máximo esticar fotos. Isso fica desproporcional e no minimo feio! Simplesmente feio! Puxe a imagem a partir dos cantos se quiser aumentar, mas também cuide da resolução (ver item abaixo). Já imaginou se alguém estica sua foto ou o logotipo da sua empresa? Aí não, né?

03 – Resolução

Nem toda a foto bonita que você encontra no Google Imagens pode ser aumentada pelo simples fato de ter poucos pixels de tamanho. É, realmente é horrível quando você encontra a imagem perfeita e ela é pequena demais… Se for a única, infelizmente não tem solução… Você deve procurar outra… Ou ficar igual ao trabalho abaixo.

Dica: veja se a imagem tem boa resolução aumentando-a ao visualizar na sua galeria de fotos.

04 – Noções de design nas fotos

Hoje em dia quase todo mundo tem um celular com câmera, entretanto, não adianta sair fotografando sem ao menos ter uma boa noção de bom senso, ao menos que seja essa sua intenção.

Muitas câmeras de celular (principalmente dos mais baratos) não tem foco e resolução bons. Nesse caso, o melhor a se fazer é sempre fotografar em lugares bem iluminados. Evite o flash para não parecer um fantasma e acima de tudo:

Preste atenção na posição da foto na hora de mudar, por exemplo, a capa do seu Facebook ou a foto do perfil. Se a capa é horizontal, a foto fica bem melhor se for também. E a foto do perfil é mais um quadrado do que um retângulo. Se possível, corte a imagem para ocupar todo o quadrado, sem deixar as bordas preguiçosas de uma foto vertical.

Por fim, evite os filtros exagerados. Diminuir umas rugas aqui e ali ou espinhas tudo bem! Até mesmo as modelos de revista são photoshopadas, mas ao menos de maneira natural. Nada de exagerar, perdendo a textura da pele e virando uma boneca de cera.

05 – Menos é mais

Não exagere nas informações, fotos e elementos desnecessários para fazer as artes. Não queira transformar um cartão de visita em um panfleto repleto de informações e um panfleto em uma revista.

Isso só acaba confundindo as coisas. Essa é umas das noções de design mais importante.

06 – Nem todas as artes vão ficar boas impressas

Seu convite de aniversário feito no PowerPoint não é uma boa opção na hora de ir para uma gráfica. Não fique chateado se algum profissional lhe disser que precisa refazer do zero aquele seu trabalho que você mesmo fez com amor e carinho.

Erros com fontes, imagens com baixa resolução, pouco espaço para o corte… As vezes é melhor deixar quem sabe fazer o que sabe.

07 – Não use Comic Sans (da maneira incorreta)

Mas tem um artigo no site só sobre isso. Vem cá!

E aí? Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou algo que gostaria de compartilhar? Deixe aí nos comentários!

Compartilhe por aí!
error