Momento Clichê #6: coisas que acontecem em novelas

8 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Ah novelas… Após um tradicional domingo, chega segunda-feira a noite e você está pronto para acompanhar suas novelas preferidas. No dia seguinte, durante o trabalho ou com conversas amistosas com visitas você provavelmente terá assuntos para conversar que o levarão para acontecimentos de novelas.

Bom, pelo menos era assim num passado não tão distante. Atualmente vários telespectadores abandonaram o tradicionalismo da TV para assistirem séries ou ficar na internet mesmo. Entretanto, o público de novela ainda existe e se você já foi algum dia, vai se identificar com os clichês a seguir. Vamos lá!

Um amor (quase) impossível

Uma novela não teria graça nenhuma se o casal protagonista não se conhecesse logo no primeiro capítulo e passassem a novela inteira tentando se aproximar para enfim ter um final feliz no último capítulo com direito a casamento e o nascimento de filhos gêmeos.

Nesse caminho não pode faltar intrigas, mentiras e a presença da vilã ou vilão da novela, que as vezes fazem até mais sucesso que os mocinhos ingênuos de bom coração. O telespectador vai torcer e muito para o encontro deles, que nunca é fácil, claro, afinal não teria graça nenhuma assistir uma novela onde tudo é perfeito.

Eu sou rica! Ricaaa!

Pode apostar que o vilão (ou vilã) da novela é alguém da alta sociedade que quer destruir com a vida dos mocinhos (tanto no sentido de acabar com a raça mesmo ou só roubar a fortuna). O engraçado é sempre acompanhar o ator/atriz que faz o personagem, sempre elogiando o papel e sendo reconhecido nas ruas.

As vezes o vilão é carismático o suficiente para que no final da história o autor da novela simplesmente faça ele fugir para outro país e continuar numa outra vida… Ou então fazer aquela morte dramática no último capítulo que fará o público vibrar (ou sua mãe dizer que é muito violento e que a novela é muito “realista”).

Né brinquedo não!

Praticamente todas as novelas possuem um núcleo da comédia, podendo ser um grupo de personagens ou apenas um que falará algum tipo de bordão que ficará na boca do povo por semanas.

O alívio cômico também aparece com as personagens de empregadas domésticas ou amigos dos protagonistas, sempre prontos com comentários ácidos e divertidos. As vezes esses personagens caem no gosto do povo muito melhor do que os vilões e protagonistas.

Toca o som, DJ!

As músicas escolhidas como os temas de algum personagem sempre ficam nas paradas musicais durante o tempo que as novelas são exibidas, como uma música de sertanejo universitário.

Entretanto, a emissora costuma utilizar a mesma música instrumental genérica para anunciar uma tragédia na trama, cenas de ação ou cenas de comédia. Algumas novelas até possuem temas instrumentais próprios, mas bem que poderia dar uma diversificada, não é mesmo?

Quem matou Odete Roitman?

Quem matou?

Por fim, a enrolação (por isso que se chama “novela”) é acaba no último capítulo após longas semanas. Muitas novelas para segurarem o público usam o artifício do “quem matou” ou algum outro mistério na trama.

Revistas e programas de fofoca sempre estão um passo a frente, portanto os mais ansiosos podem correr atrás dos spoilers. Aliás, é uma das grandes vantagens da novela: você pode acompanhar, perder alguns capítulos e continuar entendendo a trama mesmo que não os assista. Tudo graças a sites de entretimento ou se a novela for realmente popular, em qualquer lugar que você for.

Sempre os mesmos atores

Já reparou que alguns atores e atrizes simplesmente fazem o mesmo tipo de papel? Algumas atrizes só fazem papel de ricas, outras de empregadas… Alguns atores só fazem papel de médico, empresário e padre. Haja imaginação… ou contratos para o mesmo papel!

Tem mais algum clichê de novela? Compartilhe nos comentários. Não deixe de acompanhar o Bolha Criativa para mais Momento Clichê.

Compartilhe por aí!
error