Momento Clichê #1: 3 coisas que aprendemos vendo Sessão da Tarde

30 de novembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Aqui na Bolha Criativa  temos uma série de artigos sobre clichês. Neste, vamos apresentar alguns clichês dos filmes infantis da Sessão da Tarde para você se inspirar (ou não). De qualquer forma, vamos analisar a criatividade (ou falta dela)  dos produtores e relembrar a infância.

Relembrar a infância porque provavelmente agora você não pode assistir Sessão da Tarde porque está trabalhando em algum lugar no exato momento que está passando esse tipo de filme. Porém, se seu caso for o contrário será bem mais fácil identificar esses clichês assistindo seu filme preferido em algum dia desses.

Céu azul ou câmera rodando uma cidade do alto. Uma música divertidinha e animada. Aquela famosa frase: Versão Brasileira… Hebert Richers… Você vai até a cozinha e prepara aquele lanche e começa a assistir:

01 – O Ensino Médio é um lugar mágico

High School Musical

Uma menina nerd começa o ano escolar em uma escola nova. Ela não tem nenhuma qualidade e logo chama atenção dos colegas. Ela arruma amigos tão simplórios quanto ela, mas acaba atraindo a atenção do jogador de futebol mais popular da escola que causa ciúmes na garota mais popular da escola (na maioria dos casos, uma líder de torcida loira patricinha e cheia de amiguinhas de nariz empinado). Tudo termina depois de altas confusões em um Baile de Formatura com a nerd se transformando na Rainha do Baile e namorando com o jogador popular.

Ou ela não fica com o cara popular e sim com aquele amigo esquisito que se prova ter mais bom coração do que o cabeça oca do famoso jogador.

Quantos filmes você já não assistiu com essa mesma história? As vezes não é uma menina a protagonista, e sim um macaco ou um cachorro (ver item 3) ou seu dono, que é perseguido por valentões (trocando de lugar com a líder de torcida malvada).

Ingredientes para clichês de histórias escolares: nerds bobões, valentões, líderes de torcida, jogadores de basquete/baseball/futebol americano, assuntos sobre popularidade na escola e termina com Baile de Formatura (Prom).

02 – Crianças são mais inteligentes que adultos

Bebês Geniais

Os adultos até podem subestimar as crianças e isso acaba sendo o pior erro de suas vidas. As crianças são espiões, super-heróis e até mesmo melhores que os policiais na hora de enfrentar os bandidos. Uma galerinha do barulho!

Não só enfrentam super-vilões usando a esperteza, mas também em vários filmes (como no item 01) são irmãos dos protagonistas adolescentes que acabam usando melhor a inteligência. Afinal, adolescentes só pensam em uma coisa nos filmes de Ensino Médio (da Sessão da Tarde)… serem populares… Já as crianças fazem de tudo para dominar o mundo, se possível.

Ingredientes de filmes de crianças inteligentes: grupo de amigos, irmãos “aborrecentes”, pais ausentes focados no trabalho, bandidos atrapalhados e algum mascote animal (ver item 03).

03 – Animais são mais inteligentes que humanos

sessão da tarde
Um Ratinho Encrenqueiro

Se crianças já são mais inteligentes que humanos, imagina quando eles juntam forças com animais inteligentes? Ou então eles mesmos protagonizam seus próprios filmes e os humanos são deixados de lado. Afinal, ratos podem muito bem estar no topo da cadeia alimentar nos filmes da Sessão da Tarde.

Os clichês variam entre cachorros, gatos, macacos, porcos e cavalos que podem ser super-heróis, policiais, bombeiros e espiões. Sem contar os filmes de animais perdidos que usam basicamente a mesma fórmula. Vivem altas aventuras para chegarem são e salvos com seus donos num emocionante final feliz (sem contar que muitas vezes o animal aparentemente morre nos braços do dono antes de abrir os olhos, clichê clássico).

Ingredientes de filmes de animais inteligentes: crianças inteligentes, pais e adultos que odeiam animais, ladrões estúpidos, falsa morte, animais falantes que ajudam o protagonista.

Claro que está faltando vários clichês de filmes de romance e aventura da Sessão da Tarde, mas acho que merecem seus próprios artigos, portanto, serão publicados em breve.

Entenda os clichês que envolvem essas histórias e use-os para brincar com a imaginação dos leitores de suas histórias com a Quebra de Expectativa.

Contribua com mais clichês nos comentários e vamos aprontar altas confusões com essa galerinha do barulho!

Compartilhe por aí!
error