Está se sentindo enferrujado (a) para criar? Se liga nessas dicas!

22 de abril de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Seja você um escritor, designer ou alguém que trabalhe com criação de alguma coisa, provavelmente já passou pela situação de ficar algum tempo longe desta área, sem criar absolutamente nada.

Do mesmo modo como o corpo desacostuma com exercícios físicos quando paramos de nos exercitar, nós ficamos também enferrujados quando paramos de usar nossa criatividade. Se você está se sentindo enferrujado ou simplesmente não quer que a “ferrugem” domine seu espírito criativo, este artigo é para você!

Lembrando que estar enferrujado não significa necessariamente que existe um bloqueio criativo, no entanto, ele aparece nesse tipo de caso. Se está enferrujado e com bloqueio criativo, continue lendo este artigo e leia também nosso artigo completíssimo sobre bloqueio.

Pronto para tirar a ferrugem?

Não se cobre demais no início

Você pode ser um escritor extremamente criativo e talentoso, mas se ficou um tempo longe da escrita provavelmente não conseguirá escrever de primeira as cenas fantásticas que imaginou, assim como um desenhista que já imaginou o desenho não conseguirá usar com maestria o lápis para representar no papel.

O importante aqui é ir devagar. Não adianta forçar algo que não é usado há muito tempo. Vá com calma, respire fundo e não se odeie caso isso aconteça, pois isso pode levar a uma desistência.

Comece com algo pequeno

Dê a sua mente o tempo necessário para entrar no ritmo novamente. Se está criando alguma coisa, comece pela parte mais fácil. Por exemplo, se teve a ideia de criar um livro, comece a escrever um pequeno conto relacionado à história para você se acostumar novamente com as palavras e frases.

O mesmo vale para um desenhista, que ao invés de criar uma paisagem fantástica, pode começar com um simples vaso de flor e um designer pode muito bem começar com um cartãozinho de visita simples.

Crie algo regularmente

Por fim, você pode usar a ideia de criar algo mais simples regularmente, mesmo que você não esteja trabalhando profissionalmente com essa criação. Considere usar sua criatividade como um hobby.

Desta forma, quando precisar usar sua criatividade, você estará sempre no ritmo e evitará enferrujar. Se você é um escritor, por exemplo, pode começar a escrever um livro descompromissado e criar capítulos uma ou duas vezes por semana.

O importante é não fazer com que essa atividade se torne algo extremamente obrigatório, afinal, a criatividade é sempre melhor encontrada quando estamos nos divertindo.

E é isso aí! Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários para desenferrujar nossos leitores!

Compartilhe por aí!
error