Dicas simples para criar impressos

20 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Após criarmos ao logotipo e o cartão de visita, está na hora de criar impressos para a empresa em questão. Neste artigo vamos dar algumas dicas rápidas para criar panfletos, flyers ou folders criativos e práticos.

Antes, vamos para uma pequena definição para os três impressos, afinal sempre há aquela dúvida. Qual é a diferença entre eles?

Um panfleto é um impresso em grande quantidade, popularmente com os tamanhos de uma folha A4, metade de uma A4 e a metade da metade. Pode ser colorido ou não, podendo ser frente e verso. Geralmente é usado um papel com uma gramatura menor e mais simples para baixar o custo, como um sulfite 90g ou couchê 90g/115g.

Um flyer também é encontrado no mesmo tamanho e definições, a diferença está em um acabamento mais sofisticado, como um papel com mais qualidade e gramatura.

Um folder é derivado da palavra em inglês fold, que no nosso bom português significa dobra. Então geralmente um folder é um impresso em tamanho A4 ou superior que possui uma ou mais dobras, podendo ser colorido ou não, tendo acabamento de papel melhor, etc. O fato é que se tiver dobra é folder.

Panfleto

Afinal, qual dos três eu utilizo?

Essa é uma questão para ser definida desde o início do projeto, afinal, tudo depende do tipo de informação que quer colocar, do tamanho do impresso e o mais importante, seu público-alvo.

Panfletos e flyers são ótimos para serem utilizados em promoções ou convidando o público a conhecer a empresa. Já os folders são ótimos para apresentação de alguma coisa. Lembre-se que a quantidade de informações é bem necessária para definir o impresso. Não adianta querer fazer um folder de duas dobras se o conteúdo for escasso! Então nesse caso, prefira um panfleto pequeno, então…

Saiba o que colocar no impresso

Um panfleto não é um cartão de visita e muito menos um jornal. Portanto, estabeleça primeiramente o que vai ser colocado nele.

É de suma importância que haja um espaço com o logotipo da empresa bem reconhecível, seu endereço e informações de contato. Se a empresa possui uma fachada, cores próprias e até mesmo outro impresso, fica interessante usar as mesmas cores e elementos para se enquadrar na identidade visual da empresa.

criar impressos
Flyer – freepik.com

Ao contrário do cartão de visita, aqui você poderá dar mais destaque para as imagens em si, portanto escolha sabiamente. Imagens em baixa qualidade ou que não comunicam o que o impresso está dizendo não chamarão tanta atenção do público, assim como a falta delas e aparência de “bula de remédio” do panfleto renderá perda de interesse.

Estabeleça um orçamento adequado

Antes de qualquer outra coisa, estabeleça onde o impresso será utilizado, qual será o público-alvo, metas para divulgação e resultados. Dependendo do impresso é quase certo que quem o pegou colocará na primeira lixeira que encontrar, portanto tenha em mente quando for fazer algo mais refinado.

Plastificação, verniz localizado, maiores gramaturas e cortes especiais custam caro no seu bolso para serem jogados no lixo. Usar esses acabamentos é mais adequado no caso de folders/catálogos para serem distribuídos em apresentações comerciais mais formais (para possíveis novos clientes) e não na esquina da praça.

Folder freepik.com

Gostou das dicas? Acompanhe o Bolha Criativa para não perder mais artigos como esse. Vejo você nos comentários. Até breve!

Compartilhe por aí!
error