Dicas para criar seu canal no YouTube

27 de fevereiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Se tornar um youtuber e influencer é algo que praticamente todo o mundo que quer trabalhar na internet. Além do mais, nós, que adoramos internet, também adoramos acompanhar o YouTube atrás de novas fontes de informação e diversão.

A TV é algo do passado e a internet está cada vez mais tomando conta dos programas tradicionais que assistíamos antes. Agora podemos ver o que queremos e na hora que quisermos.

Neste artigo vamos dar algumas dicas práticas para você que deseja criar um canal no YouTube.

Escolha o tema do canal e o público-alvo

O que vai ter no seu canal? Será um canal de games, de educação ou simplesmente um vlog sobre sua vida? Apesar de você puder mudar o tema e o público-alvo com o passar do tempo, é importante definir desde o início que tipo de conteúdo fará. Se tiver em busca de ideias para fugir da mesmice, indicamos nosso artigo sobre o assunto.

Escolha o nome

Pense em um nome fácil de lembrar e que posteriormente pode ser transformado em uma marca. Muitos youtubers ganham dinheiro não apenas pelos vídeos em si, mas por usarem o nome do canal em outros meios, como uma loja virtual, por exemplo.

Caso queira algo mais pessoal, usar seu próprio nome talvez seja uma opção. Entretanto, lembre-se que sua reputação na internet estará automaticamente associada ao que acontecer no seu canal.

Faça sua programação

Você pode sim lançar um vídeo quando bem entender, porém é legal criar uma organização para postar os vídeos. Escolha um dia específico, como terça e quinta para as postagens. Ao divulgar o horário, seus inscritos saberão que horário para ir ao seu canal e os mais afincos reservarão um horário do dia para acompanhá-lo.

Se você quiser lançar vídeos quando der na telha, tenha em mente que talvez um dia poderá deixar o canal parado e abandonado. Ao criar uma responsabilidade de lançar dois vídeos por semana, por exemplo, você se obriga a ao menos respeitar esta regra.

Mas entenda que há limites. Não adianta querer lançar um milhão de vídeos se o seu horário para isso não permite, portanto, encontre um meio-termo.

Personalize seu canal

Assim como na vida “real” você pode deixar tudo com sua personalidade. Crie uma identidade para o canal, personalizando as capas e thumbnails do YouTube, assim como vinhetas e efeitos (só tome cuidado com os exageros)!

Se você não tem muita noção de design e quer saber um pouquinho mais, clique aqui para ler nosso artigo só sobre isso.

Influência

É importante ter contas do canal em outras redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter para manter os inscritos atualizados mesmo nos dias em que seu canal não tem vídeo. Quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?

Reserve um tempo para responder alguns dos comentários, mantendo, é claro, sua boa reputação na internet. Com o tempo e com a grande quantidade de seguidores, será impossível responder a todos. Mas leia o que a grande maioria dos inscritos dizem sobre o canal. Aceite o feedback para melhorar o conteúdo e saber o que eles querem.

Alguma dicas rápidas:

  • Reserve um tempo nos vídeos para seus inscritos a curtirem, compartilharem e seguirem suas outras páginas, sempre sem exageros.
  • Ao dar maior personalidade para seu canal, seja a moda e não siga a moda. Você pode, é claro, entrar na onda e fazer vídeos com o assunto do momento, mas crie algo diferente por cima disso e não repita o que os outros já fizeram.
  • As políticas de direitos autorais do YouTube estão cada vez mais rígidas, portanto siga muito bem as regras se quiser ter um canal monetizado.
  • Use outros canais de comunicação para expor suas opiniões sobre assuntos relacionados ao seu canal e convide o público a seguirem você.

Tem mais alguma dica para compartilhar para os futuros youtubers? Fala aí nos comentários. Siga a nossa página no Facebook para não perder nenhum post do Bolha Criativa.

Compartilhe por aí!
error