Dicas para criar nomes incríveis

11 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Aqui no Bolha Criativa, já fizemos um artigo sobre como criar títulos criativos para livros. Neste caso, vamos ajudá-lo a criar nomes em geral, seja para um canal no YouTube, um blog e até mesmo o nome de uma empresa.

Então prepare seu bloquinho de anotações, abra a sua mente e vamos à nossas dicas incríveis para criar nomes incríveis.

Aumente sua bagagem cultural

Esta dica provavelmente facilitará bastante se você não tiver ideias suficientes para criar alguma coisa. Fizemos um artigo onde explicamos detalhadamente sobre o que é bagagem cultural e como isso pode nos ajudar, portanto, não deixe de lê-lo.

Ao usar referências do assunto em questão, você terá poucas dificuldades para ter boas ideias. Lembre-se também de estudar um pouco sobre o tema do que quiser fazer. Exemplo: se sua intenção é criar um canal no YouTube sobre discoteca, estude sobre o assunto, veja situações icônicas da época e aplique suas ideias no nome.

Não complique

Ao dar o nome a alguma coisa, imagine que estará dando o nome para um filho. Se o nome for muito complexo de ser falado e escrito, as pessoas provavelmente vão errar. Você também não gostaria de ter um nome em que as pessoas não sabem falar direito e provavelmente também esquecem rapidamente (Se tiver um nome assim, compartilhe nos comentários!).

Prefira nomes simples, fáceis de lembrar. Se for usar abreviaturas, encontre uma combinação boa para que não soe estranho. É bem simples: você precisa ler o nome em voz alta. Se for fácil de compreender e falar, está no caminho certo!

Ao usar termos estrangeiros, preocupe-se com o público-alvo do que estiver fazendo. Seria muito difícil se o nome seu negócio, direcionado a um público vasto que teoricamente não teria tanto conhecimento em uma determinada língua, tivesse um nome complicado em inglês, por exemplo.

Fuja do comum

Se o nome daquilo que está fazendo pode ser um pouco mais descontraído e até mesmo engraçado e divertido, por que não o fazer? O que mais se vê por aí são nomes conservadores e convencionais, basta entrar em um shopping e ver a fachada das lojas.

Ao invés de Minha Padaria para um blog sobre padaria, por que não Romeu & Julieta, em referência ao doce? Ao invés de Filhinho Querido, por que não Pinguinho de Gente, para uma loja infantil?

Ao fugir do lugar comum, os nomes serão lembrados com maior facilidade diante de tantos outros praticamente iguais.

Tenha um significado

Ao criar um nome, também defina um significado para ele, assim agregará um valor mais especial para o mesmo. Exemplo: se tiver curiosidade em saber porque nos chamamos de Bolha Criativa, clique aqui.

Pode ter o significado mais simples do mundo ou o mais complexo: o importante aqui é mostrar para quem quer que seja (nem que seja para si mesmo) o motivo que o levou a ter esse nome. Talvez isso renda um conteúdo divertido e interessante para compartilhar com as pessoas.

É isso aí! Estou muito curioso em saber os nomes que criou e seus significados, portanto deixe nos comentários! Se tiver alguma outra dica, esteja convidado (a) a participar também. Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Compartilhe por aí!
error