Dicas para começar um blog

4 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Os blogs voltaram – ou nunca saíram – da fama na internet. Seja você um escritor ou um empresário, ter um blog é como construir uma casa na internet onde você pode escrever sobre o assunto que preferir, ganhar seguidores e talvez trabalhar apenas com isso.

Neste artigo do Bolha Criativa vamos dar algumas dicas para você começar um blog ou pelo menos pensar em ter um.

Escolha um assunto específico

O primeiro passo é escolher um tipo de assunto, o tema do seu blog. Será um blog de humor? De dieta saudável? De roupas importadas? O necessário é que haja um nicho específico e o mais importante: que seja um assunto fácil para você (ou sua equipe) escrever.

Assim, se tiver um bom conhecimento no assunto, poderá ter uma facilidade maior de manter o blog com uma boa frequência de posts.

Escolha um nome criativo

Uma das tarefas mais difíceis talvez seja encontrar um nome legal para o blog. A dica vale para qualquer nome na internet: a simplicidade faz o nome ser lembrado rapidamente.

Usando o tema do seu blog, faça referências ou as vezes o nome mais literal possível já é o suficiente, como o nome “Vida Saudável” ou “Importando Roupas”. Claro que antes de criar um nome, dê uma pesquisada na internet. Afinal, um nome único lhe dá uma exclusividade.

Ao pensar em um nome, tenha em mente também de que futuramente ele poderá migrar para outras plataformas, como um canal no YouTube. Ou até escrever um livro futuramente!

Você poderá criar um blog com um domínio gratuito, é claro, mas se você quer mais exclusividade ainda, registre seu domínio para ter um endereço ainda mais profissional, como bolhacriativa.com.br

Hora de escrever!

Após ter um tema já escolhido e um nome, está na hora de criar seus posts. Para manter uma boa frequência e uma obrigação com o blog, leia nosso artigo sobre como escrever todos os dias e também noções básicas de escrita.

Se for uma única pessoa escrevendo no blog, a dica é começar com poucos posts por semana. Dedique-se a escrever posts com qualidade ao invés de quantidade.

Vale também estudar um pouco sobre SEO para ajudar no rankeamento nas páginas do Google ao escrever um post. Escreva também na linguagem do seu público-alvo. Não é necessário muita formalidade para assuntos mais cotidianos, como um blog de humor, por exemplo.

Ao fazer a manutenção no blog, não esqueça de verificar posts artigos para atualizá-los, nem que seja apenas com links para os assuntos relacionados com os mais recentes.

Crie sua rede

Divulgue seu canal nas redes sociais, crie uma página no Facebook e/ou um perfil no Instagram. Interaja com os seguidores mesmo que não haja algum post no dia. Procure mensagens e notícias que tem relação com o assunto e publique em suas redes. Quem não é visto não é lembrado!

E é isso aí. Essas foram dicas bem rápidas para começar um blog. Aqui no Bolha Criativa você encontra vários posts para aumentar sua criatividade, então não deixe de dar uma olhada, talvez possamos ajudá-lo.

Compartilhe por aí!
error