Dê valor à suas histórias com o uso da crítica social

26 de julho de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das melhores táticas na hora de contar uma história é trazer um pouco de crítica social nas palavras escritas. É bom dar uma valorizada, passando ao leitor uma mensagem e não apenas a narrativa em si.

Não há a necessidade de um gênero específico. Simplesmente trabalhe com metáforas e alusões quando a crítica social não for mostrada explicitamente.

Vamos a um pequeno exemplo:

A maioria dos filmes slashers conta a história de um assassino em série que mata primeiramente os adolescentes que estão com os “hormônios à flor da pele”, se é que me entendem. A perda da inocência e a transição para a vida adulta quando eles se relacionam sexualmente com outros ou abusam do uso de drogas, atos que contrariam as expectativas dos pais.

Portanto, os assassinos aqui assumem a posição dos pais ao castigarem os adolescentes por estarem fazendo coisas erradas. E, é claro, presenteando aqueles mais comportados com a sobrevivência no final do filme.

Foque numa crítica social bem construída

Sua história precisa de conflito para se tornar interessante e quanto mais complexo ele for, causando mini-conflitos, mais “sustância” ela terá.

Então, neste caso, porque não adicionar umas pitadas de uma crítica social?

Com base no tema da sua história e nos conflitos envolvidos, tente adicionar um pouco de opinião pessoal usando os próprios acontecimentos da história. Os males das redes sociais, o consumismo exacerbado, a hipocrisia, a corrupção… Tudo isso pode ser adicionado em forma de metáforas até mesmo em histórias de fantasia.

Antes, é claro, é bom dar uma pesquisada nos assuntos a serem criticados. Alguns problemas transcendem épocas, outros, mais modernos podem se aplicar a apenas uma época. Use sua criatividade e sua bagagem cultural para encontrar suas próprias opiniões sobre o assunto.

E é isso aí! Qual é o tema principal de suas histórias? Tem alguma crítica social? Compartilhe nos comentários!

Compartilhe por aí!
error