ter bom gosto

Como ter bom gosto nos meus projetos?

29 de novembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Talvez alguém já tenha dito que você tem “bom gosto” ou você já tenha elogiado alguém usando essas palavras. Aqui neste artigo vamos abordar “o bom gosto” no contexto de usar a criatividade ou inspiração para desenvolver um projeto que atraia a atenção das pessoas. Vamos lá?

Já falamos aqui no site que existem vários métodos para aumentar seu repertório. Com isso, além de você se divertir fazendo diversas atividades, adquire inspiração no seu dia-a-dia e também adquire conhecimento.

Por exemplo, se você fizer um canal de viagens no YouTube, não seria interessante assistir algum documentário ou algum filme de aventura que se passa numa determinada região?

Usar referências culturais acaba atraindo o interesse do público. Portanto, para você desenvolver projetos com bom gosto deve ter bom gosto ao escolher o tipo de filme, música, livro e até mesmo roupas para vestir.

Aí você pergunta: Preciso gostar apenas das coisas com boa aceitação geral? Claro que não, recomendamos exatamente o contrário.

Até os péssimos filmes e produtos de entretenimento possuem elementos valiosos que podem ser trabalhados de outras maneiras para serem mais aproveitados.

Faça a pergunta do “E se…?” correta e você vai longe em qualquer coisa que ver por aí.

A seguir vamos dar algumas dicas específicas para trabalhar o bom gosto dos seus projetos.

Escrevendo livros

  • Tenha realmente interesse naquilo que está escrevendo. Para escrever bons livros, é preciso ter paixão. Não se submeta a escrever algum gênero da moda apenas por escrever. O máximo que pode acontecer é você acabar desistindo. Ou acabar desenvolvendo uma história que você nem menos vai gostar.
  • Escolha um bom tema para seu público-alvo, mesmo que caia em algum clichê. Crie histórias pensando no que você gostaria de ler, mas com a visão de alguém de fora. Imagine o perfil dos leitores, encontre um assunto que você saiba que irão gostar.
  • Estude o assunto do seu livro, veja livros de outros autores ou outros produtos que usem esse assunto. Veja o que deu certo e o que deu errado.

Trabalhando com design

Seja você um designer, criador da arte ou um mero cliente. Essas dicas servem para você.

  • Na hora de fazer uma arte, pense mais no seu público-alvo do que em você mesmo. O gosto pessoal muitas vezes se contradiz com o que você fizer, mas essa é a ideia: talvez você não seja o público-alvo da arte, mas deve pensar como ele. Portanto, use elementos, cores e imagens que se comuniquem com o público e não com apenas você.
  • Procure inspirações em outros lugares. Veja artes dos concorrentes, mas nunca copie. Por que não criar sua própria arte encontrando o seu estilo e usando como base o que deu certo nas artes que você pesquisou?
  • Pesquise sobre o assunto da arte para buscar inspiração.

Criando um canal no YouTube

  • Ofereça ao seu público um conteúdo diferente ao invés de copiar seu YouTuber favorito. Mesmo que seja um canal para o mesmo público, experimente um canal com a sua personalidade. Cada pessoa é única, então use isso ao seu favor!
  • Não exagere nas edições que fará no seu vídeo, adicionando efeitos malucos a todo instante. Lembre-se que o conteúdo é muito mais importante do que a chuva de meteoros constantes, vinhetas exageradas e músicas genéricas.
  • Tenha um bom relacionamento com seus inscritos e futuros inscritos e não arrume briga por qualquer coisa. Sua imagem manchada pode acabar destruindo sua reputação.
  • Menos é mais: se possível, faça vídeos menores e sem enrolação. Seja específico no assunto que trata o vídeo e, se possível, faça roteiros antecipadamente. O tempo é preciso e muita gente acaba desistindo de assistir seu canal por conta disso. Você pode fazer um vídeo enorme, é claro. Desde que o assunto tenha força para tal.

Com isso, chegamos a conclusão que entender seu público é a melhor maneira de ter um bom gosto. E aí, o que você achou das dicas? Tem alguma para compartilhar? Ficaremos felizes se comentar abaixo.

Compartilhe por aí!
error