Como ser criativo – Parte 1 – Estimulando sua inspiração

Como ser criativo – Parte 1 – Estimulando sua inspiração

28 de novembro de 2018 5 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

“Como ser criativo” é uma série de vários artigos que estão sendo publicados no site.

Um dos grandes passos para explorar sua criatividade é aumentar o seu repertório. Uma mente criativa é alimentada pelo poder da criação, mas de onde surge esse poder? Como posso pensar fora da caixa, deixar fluir o rio de inspiração no mundinho da minha mente?

Talvez você esteja esperando ter uma ideia grandiosa olhando para uma folha de papel ou a tela em branco do computador. Porém quanto mais você pensa, mais o seu cérebro consome energia. Você fica estressado, cansado e com o pior sintoma: fracasso. No final das contas o tempo perdido faz você desistir.

Entretanto, existe maneiras mais simples e produtivas para buscar inspiração. O começo é a parte mais complicada, principalmente para quem está sendo um marinheiro de primeira viagem neste projeto.

Pense, por exemplo, que eu tive a ideia de me tornar chef de cozinha. Comprei uma infinidade de ingredientes com o intuito de criar uma receita nova. Detalhe: nunca cozinhei um arroz e feijão na minha vida. Pode ser que um milagre aconteça e eu me torne um chef da noite para o dia sem nenhuma ajuda, mas qualquer pessoa hoje em dia iria procurar um tutorial no YouTube ou ir num site de receitas para saber mais sobre o assunto, talvez começando pelo básico.

A sua inspiração para a ideia fantástica funcionará mais ou menos da mesma maneira. Sim, você poderá buscar ideias na internet para buscar inspiração, mas existe algo mágico que acontece sem ao menos você perceber. Sabe aquela ideia que passa pela sua cabeça de uma hora para outra? Dificilmente existe um santo da criatividade nos auxiliando, mas seu cérebro capta alguns estímulos simples que listamos abaixo. E o melhor disso é que não precisa necessariamente ser do mesmo assunto que sua futura ideia.

Assistir um filme/série

Milhões de histórias, infinitas possibilidades. Assistir um produto áudio visual sempre pode acender sua lâmpada quando alguma cena acontece e você pensa em algum momento “e se isso tivesse acontecido…”. Talvez o que pensou não irá acontecer naquela história, mas por que não trabalhar aquela ideia para fazer sua própria?

Escutar música

Não é tão difícil arranjar um tempinho para escutar suas músicas preferidas durante o dia, não é mesmo? A caminho do trabalho, durante ou mesmo até na hora do jantar. Escutar música é prazeroso e aumenta sua inspiração. Aquela história ou desenho que você estava pensando em criar pode surgir da seguinte pergunta: que música estaria tocando naquele momento?

Ler, ler e ler

Sim, é claro que a leitura é mais do que recomendada. Algo obrigatório para quem deseja escrever um livro, mas também muito útil para quem deseja criar outras coisas. Conhecimento é algo que não pode ser roubado, portanto crie o hábito de ler quantos livros aparecerem na sua frente, mesmo que não seja o seu estilo. Dê uma chance, afinal, como você vai saber se é ruim ou não sem experimentar?

Jogar videogame

Além de estimular a concentração, alguns jogos possuem histórias e mecânicas que funcionam tão bem quanto filmes e livros

O seu dia-a-dia

Você já parou para prestar atenção no que acontece no seu dia-a-dia? Quantos amigos, colegas de trabalho, familiares ou pessoas que você encontra na rua podem ajudá-lo com inspiração? A resposta é… Muitos!

Problemas que não possuem soluções, conversas e situações que renderiam ótimas histórias… Talvez a sua inspiração surja quando fizer os questionamentos certos e na busca das respostas.

Acompanhar o Bolha Criativa

É claro que não poderíamos deixar de citar nosso site, não é mesmo? Aqui você encontrará vários artigos bem-humorados toda a semana para sair do ócio e pensar fora da caixa.

Viu como não é tão difícil encontrar os meios para alcançar a inspiração? Até mesmo nos momentos de lazer é possível encontrar as soluções para seu trabalho e não só parado na frente de um papel em branco. Colha os frutos que sua vida entregará em suas mãos e tenha uma mente inspirada sempre!

Compartilhe por aí!
error