Como organizar ideias e pensamentos

18 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Após vencer o bloqueio criativo, provavelmente você entrará no estado chamado “processo criativo“, que consiste primeiramente na organização e formação de ideias até o final, onde ela se concretizará em algo.

Mas para chegar no final desta corrida, é preciso um pouco de dedicação para este processo ser facilitado. Neste artigo vamos dar algumas dicas essenciais para ajudá-lo (a) nisso.

Tire um tempo para pensar

Pare suas tarefas por alguns minutos e dê total atenção a seu cérebro para que ele possa trabalhar com todas as forças só com isso. Assim como num computador cheio de programas abertos, nosso cérebro ficará sobrecarregado se você não tiver se dedicando 100% na tarefa mais importante.

Se tiver em algum lugar cheio de distrações, como no trabalho com conversas e telefones tocando, desligue-se por um momento. Pegue um papel e uma caneta, se concentre e parta para o próximo passo.

Anote tudo

Tenha o costume de anotar as ideias assim que surgirem. Qualquer ideia que aparecer. Algumas pessoas podem se considerar boas em lembrar das coisas, porém mesmo que você se lembre de quase tudo, ainda vai deixar escapar alguma coisa.

Ao invés de perder tempo pensando nas mesmas ideias que tinha tido anteriormente, você poderia ler as mesmas anotadas e ter outras ideias. Portanto, anote. Use bloquinhos, folhas de caderno, aplicativos no celular, grave um vídeo, não importa. Deixar registrado ajudará muito.

Selecione as melhores ideias

Mesmo que você não tenha chegado na conclusão do processo criativo, é importante que vá selecionando as melhores ideias que anotou. Lembre-se que o exagero de ideias soltas acaba causando indecisão e confusão e, consequentemente, um bloqueio criativo.

Selecionando as melhores ideias, apenas descarte aquelas ruins que provavelmente você não usará em nenhum momento. Com isso, faça uma seleção de dois tipos de ideias boas. Uma com aquelas que poderão ser úteis no projeto atual e outras para serem guardadas na gaveta (leia nosso artigo sobre isso).

Não espere pela “Grande Ideia” ou “A Melhor Ideia do Mundo”

Se você está empacado no seu processo criativo, já com muitas ideias boas selecionadas e ainda está esperando “aquela ideia extremamente criativa que ninguém pensou antes e que mudará o mundo“, repense sobre isso.

O fato é que muita gente desiste de fazer seus próprios projetos por achar que somente aquela ideia lendária poderá dar certo e descarta as outras ideias redondinhas que são ótimas. Talvez essa “grande ideia” já tinha sido selecionada por você!

Não há tempo a perder. Conclua o projeto com as melhores ideias selecionadas e quem sabe futuramente a ideia lendária possa aparecer, afinal, nesse jogo, tudo que você tem que fazer é apostar e ver no que dá!

Relaxe!

Por fim, tenha um bom equilíbrio entre passar o tempo pensando em ideias e em relaxando, deixando sua mente livre. Faça alguma tarefa prazerosa, como passear, assistir um filme, brincar com seu cachorro, etc.

Gostou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Como você organiza suas ideias? Diga aí nos comentários para a gente!

Compartilhe por aí!
error