Como lidar bem com spoilers

6 de maio de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Malditos spoilers! Aquelas revelações no enredo de alguma coisa que você quer acompanhar, deseja acompanhar ou nunca ouviu falar. Algumas pessoas não sabem falar de alguma coisa sem contar os spoilers, outras fogem delas como vampiro foge de alho, mas sempre os encontram em algum lugar.

Mas talvez você seja o tipo de pessoa que não se importa com nenhum spoiler. Ou a pessoa que chega ao ponto de não ler nem ao menos a sinopse de alguma coisa. A verdade é que as vezes os spoilers não são tão destruidores assim e se você quer aprender a lidar bem com eles (de forma criativa, é claro, afinal você está no Bolha Criativa!) este artigo é para você.

E não se preocupe: este artigo não tem nenhum spoiler sobre nada, portanto, não precisa fugir para as colinas.

Spoiler de explodir cabeças

É bom começar o artigo já retirando o elefante da sala, ou seja, os spoilers que realmente estragam sua experiência. Geralmente são a resolução do mistério do enredo ou uma explicação grandiosa com uma reviravolta, como no filme o Sexto Sentido. Saber a solução logo de cara diminui e muito sua experiência, o que acabará em muitos casos com a desistência.

Isso estraga para quem está acompanhando uma série, uma saga de livros ou filmes, e até mesmo os videogames e pode causar até desistência, pois vai muito além da surpresa ser interrompida… só quem sabe que foi vítima de spoiler sabe do que estou falando… um sentimento de perda grandioso.

Porém, ao contrário do que muito gente fanática anti-spoiler acredita, nem todo spoiler estraga realmente sua experiência, portanto vamos dedicar o resto do artigo a classificar os outros tipos de spoiler e os tipos de pessoas que lidam com spoilers.

Fulano morreu! Sicrano matou ele!

Spoiler clássico: contar para a pessoa que não viu nada da história que um personagem morreu. Acredito que muitas pessoas acabarão desistindo de ver o filme ou ler o livro só sabendo desta informação, mas tem muita coisa que esse spoiler não estraga.

É como ver Titanic. Você sabe que o navio vai afundar no final, mas como a história vai se desenrolar, quais foram os motivos, razão e circunstâncias (parafraseando o Professor Girafales) que o levaram a afundar?

Provavelmente quando acontece algo fantástico e extraordinário com algum amigo seu ele sempre começa contando o que aconteceu e não desde o início, não é? Por exemplo… “Hoje eu encontrei dez mil reais na rua, você acredita”? E aí você pergunta “Como assim?”. Então ele conta “Eu estava na rua conversando com minha mãe quando de repente passa um helicóptero e quase cai em cima da gente, só que ao invés disso alguém abre a porta e joga de lá uma maleta cheia de dinheiro…”.

Vai dizer que você não fica curioso para saber o que vai acontecer quando alguém diz que o personagem fulano morreu? O que nos leva para…

Spoilers que ninguém liga!

Certa vez ao navegar na internet, vi alguns comentários de uma série famosa que eu não acompanhava. Para variar, estava cheia de spoilers e eu não entendi nada. Como não entendi nada, nem decorei nomes e nem as situações, deixei de lado. Quando me deu interesse de finalmente acompanhar a série, não me lembrava de spoiler nenhum.

Vai dizer que isso nunca aconteceu/não acontece com você? A verdade é que os spoilers só nos atingem quando nos deparamos com coisas que nos interessamos. E muitas vezes é por conta dos spoilers que novos filmes, livros e séries nos atraem!

E tem coisas que você minimamente tem interesse de acompanhar, portanto não está nem aí para spoilers, como a série medieval que você não curte, mas todo mundo fala e você não está nem aí para os spoilers, mesmo sabendo do que vai acontecer… Ou da novela clichê que está passando na TV e você pede spoilers só para puxar assunto com desconhecidos na sala de espera do consultório médico…

A verdade é que você não deve deixar que os spoilers comprometam sua vida. Se aparecerem de surpresa, já sabe como lidar. E você, tem mais alguma dica para compartilhar? Não esqueça de participar nos comentários!

Compartilhe por aí!
error