fazer um resumo

Como fazer um resumo com 3 passos simples e fáceis

23 de agosto de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Fazer um resumo pode parecer difícil a primeira vista. Afinal, as informações contidas nele podem ser menores ou maiores que o desejado. Sabemos que em vários trabalhos escolares, por exemplo, é comum ter um limite de linhas ou palavras a serem colocados nele.

Seja um filme, um livro, uma palestra ou qualquer evento que seja, neste artigo vamos ajudar você a fazer um resumo. A ideia é que ele seja eficaz em suas palavras e o mais importante: muito fácil de fazer.

Então, prepare sua caneta e o bloco de anotações!

01 – Faça as anotações “ao vivo”

O primeiro passo é anotar detalhadamente tudo que está sendo visto. Você pode fazer as anotações na hora em que o filme estiver passando ou enquanto estiver lendo.

Caso você tenha uma boa memória, preste atenção durante o evento em si e no final dele, faça as anotações com tudo o que se lembra.

Preste atenção nos nomes que forem citados e os assuntos importantes. Anote também frases marcantes, pois serão muito úteis no segundo passo.

Não se preocupe com o tamanho do texto neste ponto. Apenas escreva o máximo de informações que conseguir.

fazer um resumo

02 – Defina os pontos mais importantes

Tendo feito as anotações detalhadas, pegue uma folha nova de papel e releia novamente suas anotações.

A ideia aqui é criar um novo texto, colocando as informações mais importantes e relevantes para o entendimento do livro/filme/palestra. E também você pode ocultar aqueles pontos que não precisam ser citados no resumo.

Um exemplo: Imagine que o personagem do livro é descrito como “asmático” em determinado ponto da história. Entretanto, em nenhum momento do enredo acontece uma crise de asma ou algo específico sobre a doença. Não havendo esta necessidade, risque esta descrição.

Outra coisa que você pode fazer é evitar o uso de detalhes em cenas e evidenciar apenas a ideia principal.

Exemplo: O protagonista do filme entra numa lancheria e paquera a garçonete (que nem dá bola pra ele). Logo após isso, ele se reúne em uma mesa com o irmão, que pede ajuda para pagar uma dívida gigante.

Resumindo esta cena, você poderá simplesmente colocar “O irmão pede ao protagonista que pague uma dívida gigante”. Ao colocar apenas os pontos importantes, divida a histórias em pontos importantes.

O ponto A leva ao ponto B e o ponto B leva ao ponto C. O que acontece entre os pontos é irrelevante.

03 – Faça um resumo do resumo

Finalmente, é hora de usar tudo que você anotou e criar o resumo em si.

Após anotar os pontos mais importantes, leia novamente e faça uma análise. Reveja alguns pontos e veja se as informações mais importantes da primeira anotação foram colocadas.

Por fim, dentre todos os pontos importantes, selecione apenas os mais importantes, aqueles que se lidos separadamente formam um resumo com poucas palavras e ainda sim úteis para o entendimento geral.

E é isso aí! Gostou das dicas? Se você quer criar uma sinopse, fizemos um artigo só sobre isso.

 

Compartilhe por aí!
error