Como criar a capa de um livro

6 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Numa época em que a autopublicação de livros é mais comum, tendo como os e-books da Amazon uma grande vantagem, torna-se essencial ter conhecimento de criação de capas de livro.

Se você já está com o livro pronto e o título também, está na hora de começar a elaborar a capa. Dizem que o livro não deve ser julgado pela capa, mas uma bonita e criativa chama muito mais a atenção e deve ser levada em consideração.

Sabemos que nem todo mundo tem um conhecimento em design, portanto se você, autor, tiver condições de trabalhar com um designer (especialista na área) seria o ideal. Entretanto, caso você pretenda fazer por si mesmo ou seja o próprio designer, ou melhor ainda, seja o próprio autor que queira dar algumas dicas para o designer, este artigo é para você.

Tenha uma noção básica de design

Basta dar uma navegada por plataformas de autopublicação para notar que existem algumas artes que não seguem o básico do design. Para melhor esclarecimento, indicamos nosso artigo do Bolha Criativa só sobre isso.

Deve-se ter cuidado com o contraste entre o texto e as imagens. Lembre-se que o título do livro é muito importante para ficar quase apagado em relação às cores da imagem de fundo. Você também não gostaria de ter uma capa com uma imagem esticada e em baixa resolução e também com péssima iluminação. E para isso não precisa ser o gênio do Photoshop. Basta ter bom senso crítico.

Cuidado com as fontes

É legal colocar o título em uma fonte diferente das normais para ter um bom destaque, mas lembre-se que o título deve ficar bem legível. Fontes muito exageradas podem ser complicadas de serem compreendidas, assim como fontes mais simples reduzem o impacto que o visual da capa teria.

Neste caso, busque um meio-termo usando sempre a temática do seu livro. Se for um romance delicado, por exemplo, prefira letras manuscritas. Se for uma fantasia, busque fontes mais épicas e medievais. Se for um romance policial ou terror, fontes mais grossas e impactantes sempre dão conta do recado.

Cuidado com as imagens

Aqui há um ponto importante: cuidado ao utilizar imagens com direitos autorais. Provavelmente aquelas que você encontra no buscador do Google possuem direitos que podem ser violados quando você colocar seu livro à venda.

Felizmente há meios para contornar isso. Caso você tenha dinheiro sobrando, pode comprar imagens e ilustrações em banco de imagens ou contratar um fotógrafo ou ilustrador para fazer algo exclusivo para você. Se você tiver alguma habilidade com fotografia e desenho, mãos à obra! Além de ser completamente legal perante a lei, sua obra terá ainda mais exclusividade.

No entanto, se você não tiver grana sobrando e não tiver habilidades suficientes, pode ainda recorrer aos bancos de imagens gratuitos e muita criatividade para montar sua capa. Ou então usar outras formas para fazer sua capa (ver próximo item do artigo).

Afinal, o que colocar na capa?

Se você não tem ideia nenhuma do que colocar na capa do seu livro ou precisa de mais ideias, estas dicas são essenciais. Seu livro, suas regras, portanto, veja a seguir:

  • Ilustração de cena importante: Escolha uma cena importante da sua história para ilustrar a capa. Você terá melhores resultados, é claro, se a ilustração ou fotografia for exclusivamente feita para seu livro ou se encontrar alguma imagem que remete muito bem à cena em questão.
  • Representação de personagem: Válido para quando se tem fotografias, pode-se colocar o rosto do personagem (ou personagens) ou qualquer parte do corpo, mostrando peças de roupas, sua silhueta, etc.
  • Representação simbólica: Trata-se da ilustração de um objeto importante na história, algum ambiente ou simplesmente o uso de cores e texturas que remetem a alguma coisa do enredo. Como não é algo totalmente literal, para criar esse tipo de capa precisa ter um bom conhecimento de semiótica (os designers sabem do que estou falando!), mas os resultados costumam ser muito bons e geralmente bem mais criativo do que os demais tipos de capa.
  • Bom uso de fontes: Alguns livros possuem apenas o título como principal atrativos, trabalhados de forma visualmente agradável. Com o bom uso de fontes e cores (talvez até um com um pouco de simbolismo) você pode fazer uma capa boa que não precisa de qualquer outro tipo de ilustração.

Tem mais alguma dica para compartilhar? Diga aí nos comentários e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para não perder nenhum artigo do Bolha Criativa!

Compartilhe por aí!
error