aumentar a produtividade

Como aumentar a produtividade e parar de perder tempo

14 de dezembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Aumentar a produtividade é uma das melhores formas de aproveitar a vida.

Com o passar dos anos, percebemos que o tempo é algo muito mais valioso que o dinheiro. Eu poderia dar todo o dinheiro que ganhei durante minha vida só para voltar no tempo, na época em que eu era criança e as coisas eram muito mais fáceis.

Ou comprar mais tempo, trocar os horários de trabalho para coisas que realmente me interessam. 

Mas não estamos num filme de ficção científica em que é possível fazer isso. Nossa vida é curta demais, mas mesmo assim desperdiçamos nosso tempo com coisas inúteis ao invés de fazermos algo realmente produtivo.

Quantas vezes por dia eu abro o aplicativo de uma rede social como o Facebook, por exemplo, e fico deslizando o feed sem propósito algum? Muitas vezes.

E também ligo a televisão para acompanhar dezenas e dezenas de séries apenas para completá-las mesmo que eu não tenha gostado das últimas temporadas. 

Parecem tarefas automáticas que fazemos sem ao menos perceber. Consequentemente, estamos perdendo tempo com coisas inúteis.

Aqui vamos dar algumas dicas de como perceber isso e o que fazer para aumentar sua produtividade, seja o que for que esteja fazendo.

Por que eu preciso fazer isso aumentar a produtividade?

Todo mundo deveria ter mais momentos de lazer.  Ter um tempinho para se divertir, ficar longe dos problemas da vida ou do trabalho, pensar em apenas comer aquele hambúrguer delicioso enquanto assiste sua série de TV favorita.

Mas as vezes não conseguimos ter essa sensação porque simplesmente estamos presos em tarefas inúteis ou momentos de lazer que estão longe de serem interessantes mas continuamos a fazer por pura “necessidade”.

Como terminar de assistir aquelas séries que não estão tendo o propósito de me divertir e sim apenas para matar o tempo. Mas quando não nos divertimos fazendo tarefas de lazer, ficamos presos no modo contagem de tempo.

Nele, o tempo passa mais devagar do que se você tivesse realmente entretido e se divertindo com que você está fazendo. Também entra o exemplo do feed do Facebook. Por que eu preciso ficar deslizando e deslizando o feed de notícias se tudo que me interessa já foi lido?

O problema é que nos prendemos a tarefas inúteis nesse estilo quando ainda nos divertíamos com ela. Com o passar do tempo, se a tarefa não estiver te entretendo como deveria, por que não parar e procurar outra coisa para fazer? Talvez uma outra tarefa de lazer que realmente seja divertida? 

Afinal, eu percebi que conseguiria viver normalmente sem saber o que aconteceria naquela série de super-heróis porque eu não estava mais suportando o jeito como os episódios terminavam do mesmo jeito sempre. Spoiler: continua assim até hoje.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Sim, essa frase é clichê, mas é uma lei para a produtividade. Vou usar um exemplo bem simples que aconteceu comigo mais de uma vez.

Em plena segunda-feira de manhã, eu precisava me arrumar para o trabalho que começaria a tarde. Eu precisava me barbear, porém fui distraído por um momento de lazer na tela do celular. Afinal, eu poderia muito bem me barbear quando tivesse saindo de casa e aquela tarefa no celular era importante demais naquele momento.

No fim, adivinha o que aconteceu? Na hora que eu tinha programado para me barbear, tive um pequeno acidente envolvendo molho no almoço e… Bem, acabei perdendo tempo para trocar de camiseta e… tendo um tempo ridiculamente pequeno para fazer a simples tarefa de me barbear.

Aí eu pensei naquele tempo perdido no celular e que aquela coisa que me distraiu foi muito boba para eu ter perdido tempo.

Portanto, se você tiver um tempo livre e está preso dentro desse tipo de atividade de lazer, consiga forças para vencer a preguiça e faça algo produtivo. Ou mesmo no seu trabalho, quando você decide adiar algum serviço que poderia muito bem ser cumprido no final da tarde de sexta-feira e transferi-lo para segunda-feira.

É possível que a sua carga de trabalho aumente e que sua capacidade de solucionar o problema seja bem melhor na sexta-feira. Até porque você já está acostumado com o ritmo da semana e segunda-feira, bem… você ainda está com saudades do fim de semana.

Selecione uma nova tarefa e… Mãos à obra!

Finalmente, depois de identificar aquilo que está fazendo você perder tempo, está na hora de encontrar alguma outra coisa para fazer. Seja criar um projeto completamente novo, um livro, entrar na academia, praticar algum esporte ou mesmo escolher uma nova faculdade. Use o tempo ao seu favor.

Faça com que o seu dia seja produtivo e não fique com aquela sensação ruim de estar perdendo tempo com coisas inúteis.

Se você gostou das dicas ou tem mais alguma para compartilhar, não deixe de visitar os comentários!

Compartilhe por aí!
error