Comece a aprender com os erros

14 de janeiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Aposto que você já leu a seguinte frase: “Errar é humano, repetir o erro duas vezes é burrice”. Bem, a verdade é que as vezes insistimos em coisas que dão errado e isso empaca nossos projetos e vidas. Porém, pode ser o contrário. Erros podem nos ajudar a ficarmos melhores e é isso que vamos mostrar neste artigo.

Afinal, é possível aprender com nossos erros. E digo mais: é possível aprender bem mais com os nossos erros do que com os acertos na maioria dos casos. Pronto para começar? Então vamos lá!

A primeira vez a gente nunca esquece

Se você cometer um erro – não importa qual seja sua magnitude ou impacto – não o esqueça. Muitas pessoas preferem apagar o erro das suas vidas, mas aqui usaremos uma frase melhor para nos guiar: “O que não nos mata, nos fortalece“.

Assim você aprendeu a não colocar o dedo na tomada quando tomou um choque pela primeira vez; assim como você aprendeu a não correr com um copo de vidro na mão depois de cair e parti-lo em mil pedaços; assim como você aprendeu a usar as roupas adequadas no inverno após sua mãe implorar para você vestir algo mais quente… você pode usar esse mesmo tipo de conhecimento em qualquer coisa que acontecer na vida.

Somente com os erros você aprendeu as consequências de forma direta e poderá usar sua força de vontade para impedir que jamais aconteça novamente.

Mas também não exagere!

Claro que ter isso em mente não vai fazer com que você se torne descuidado ao ponto de fazer qualquer coisa descuidada para errar e aprender sobre isso. A verdade é que muitas vezes não sabemos que vamos errar e pensamos que estamos no caminho correto, portanto, é importante não errar de propósito.

Faça seus trabalhos com cuidado e não pensando nas possíveis consequências desastrosas que virão. Evite coisas que obviamente darão errado, segundo a lei de Murphy: “Se alguma coisa tem a chance de dar errado, dará”. Mas se der errado, aprenda com o erro, o entenda e não fuja dele. Só assim você vai acertar!

Use sua criatividade!

Agora que você já sabe como evitar o problema, simplesmente use sua criatividade para encontrar uma forma de consertá-lo. Talvez você não saiba a solução direta, mas já sabendo como o problema ocorreu, pode buscar soluções criativas para que não aconteça novamente.

Isso vale para qualquer problema que acontecer na sua vida, inclusive no processo criativo. Lembre-se que você pode contar com várias formas de encontrar a solução, como um brainstorm por exemplo.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Se quiser, use os campos de comentário e compartilhe sua experiência. Nos vemos no próximo post! Até mais!

Compartilhe por aí!
error