Bloqueio criativo: causas, sintomas e tratamento

28 de janeiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 5 minutos

O bloqueio criativo não é considerado uma doença, mas aqui vamos tratá-la como se fosse uma fase mental que possui causa, sintomas e tratamento, muitas vezes bastante eficaz.

É um mal que aflige grande parte da população mundial e provavelmente em algum momento todas as pessoas que trabalham ou necessitam usar sua criatividade vão sofrer com isso. Mas não se preocupe: neste artigo vamos desvendar um pouco sobre esse bloqueio e o que fazer para contorná-lo. Sim, porque o bloqueio criativo não é crônico, é simplesmente passageiro!

O bloqueio criativo é como uma prisão.

Sintomas

Primeiramente, vamos começar com os famosos sintomas do bloqueio criativo:

  • Impossibilidade de criar textos, imagens, objetos ou qualquer coisa que tenha relação com novas ideias.
  • Sua mente se torna um vazio: o trabalho árduo que o cérebro faz para pensar acaba causando dor de cabeça, estresse, infelicidade e raiva de si mesmo.
  • Crises de choro e grito.
  • Crise existencial.
  • Tremores e suor.
  • Queda de cabelo (algumas pessoas)
  • Alto consumo de comidas e bebidas.
  • Prejuízos financeiros (teclados, lápis quebrados ou papéis amassados.
  • Terrível sensação de perda de tempo.

O diagnóstico varia de paciente para paciente. O bloqueio criativo pode durar algumas horas, dias, semanas, meses e até anos dependendo do caso.

Muitos deles, apesar de não admitirem para si mesmos, entram no estado que aqui chamamos de “síndrome da falta de criatividade”, a qual costumam criar as coisas de qualquer jeito, ainda que saibam que não utilizaram todo o potencial criativo por conta do bloqueio.

Os pacientes mais graves, no entanto, sofrem com o bloqueio criativo e são incapazes de criar qualquer coisa e geralmente empacam seus sonhos na estrada da vida.

Causas

As causas podem variar de paciente para paciente. As mais comuns são:

  • Baixa auto-estima e negatividade: o medo de expor suas ideias para o próximo, assim evitando o julgamento alheio.
  • Exagero de ideias: pessoas com muitas ideias acabam presas dentro da sua própria cabeça e acabam não trabalhando nenhuma.
  • Ficar sempre no lugar comum: pessoas que pensam sempre na mesma coisa terminam sempre no mesmo lugar quando a ideia não é tão trabalhada ou não é tão boa assim.
  • Preguiça: um dos maiores males da humanidade também reside nos pacientes que querem criar alguma coisa, mas não se mexem, inventando desculpas esfarrapadas. O mesmo acontece para quem sofre com a procrastinação.
  • Falta de experiência: pessoas que possuem várias ideias e querem criar, mas estão presas por sua falta de experiência na área.
  • Cansaço mental: O indivíduo geralmente está cansado demais para pensar em ideias e acaba criando um bloqueio.
  • Trauma pessoal: Uma causa mais grave, que por algum motivo causa um bloqueio criativo, como depressão, por exemplo.
Vamos tratar o bloqueio criativo?

Tratamento do bloqueio criativo

Tratar o bloqueio criativo não é uma tarefa simples, mas não significa que seja difícil. A solução varia de pessoa para pessoa. Se você está sofrendo com isso, vamos dar algumas dicas para você resolver com base nas possíveis causas.

Você nasceu para brilhar!

Você talvez seja o tipo de pessoa que diz que não se acha criativa o suficiente. Bem, tenho o orgulho em dizer que sim, você é. Leia este artigo para entender melhor.

Não fique com medo de expor suas ideias, por mais insanas que sejam! Só assim podemos saber se as ideias são boas e também não tenha medo do julgamento. Saiba que você não deve nada a ninguém, portanto, não fique com ódio se uma pessoa criticar. Lembre-se que ninguém é perfeito e ninguém é suficientemente bom para agradar todo mundo!

Se fosse assim, tenha a certeza que eu não lançaria este artigo para a internet. E digo mais: também não deixaria o Bolha Criativa no ar! Portanto, se você não gostar desse artigo, sinta-se livre para criticar nos comentários (Ah, e se você gostou também, viu!).

 

Livre-se das ideias improdutivas

Se você está insistindo numa ideia que não vai a lugar nenhum, por que não descartá-la ou refazê-la, encontrando as partes que podem melhorá-la? Se você é apegado a uma ideia, é difícil jogá-la na lixeira. É, eu sei como é. Mas por que você não tenta fazer algo diferente? Assim como as crianças abandonam seus brinquedos favoritos para entrar na adolescência, você consegue descartar aquela ideia que só está empacando.

E isso vale também se você tiver muitas e muitas ideias. Não tenha medo de engavetá-las, se assim desejar. Pode ser que um dia você volte a utilizá-las e poderá não sofrer com o bloqueio criativo! Fizemos um artigo só sobre isso, vem aqui ler depois.

Faça alguma coisa!

Se a sua causa é a preguiça ou a procrastinação, talvez seja uma das piores causas possíveis. Se você não fizer nada e não der o primeiro passo, provavelmente será aquele tipo de pessoa que quando fica mais velha vai se arrepender de não ter aproveitado as oportunidades. Mas não se preocupe se você se considera velho demais para ser criativo. Se está bloqueado por isso, clica aqui.

Se você evitar ao máximo perder tempo com coisas improdutivas e usar ele para trabalhar com algo que pode usar suas habilidades, tenho a certeza que dirá adeus ao bloqueio criativo.

Comece a qualquer momento a fazer alguma coisa, qualquer coisa mesmo! Como escrever todo o dia, por exemplo. Só assim sua mente se acostumará a desbloquear a criatividade.

Aumente suas fontes de inspiração ou seja a inspiração

Se você está com falta de inspiração e não tem habilidades suficiente para criar alguma coisa, a solução é estudar. Aqui no Bolha Criativa você vai encontrar uma série de artigos sobre como aumentar sua inspiração e vou indicar dois para começar: Um para encontrar os meios para aumentar sua bagagem e outro para estimular sua imaginação.

Contudo, talvez você tenha boas ideias, mas não seja a pessoa certa para trabalhá-las. Talvez você tenha a ideia para criar um livro, por exemplo, mas sabe que escrever livros não é sua praia, porém gostaria muito de ler um livro sobre esse assunto. Bem, talvez você não vire um escritor, mas possa ajudar alguém a ter inspiração.

Muitas pessoas ganham simplesmente por criarem ideias. Talvez você até se torne criador de alguma coisa mesmo não botando a mão na massa em si, apenas gerando as melhores ideias possíveis, já imaginou? Então porque não começar um brainstorm com alguém? Vai que você seja mais uma das mentes revolucionárias que existem por aí?

Relaxe!

Sim, relaxe. O cansaço mental é uma das causas mais comuns de bloqueio criativo e a única forma de curá-lo é dar um tempo. Por dar um tempo, entenda: fazer alguma coisa completamente diferente.

Ler um livro, passear, ver TV, jogar conversa fora com os amigos, brincar com seu cachorro, namorar, meditar, escutar música, dormir… Não importa! Nenhuma mente funciona bem se não estiver descansada. Mesmo que suas ideias estejam fluindo, relaxar evita o bloqueio criativo.

E aí? Pronto (a) para combater o bloqueio criativo? Se você tiver algum remédio pessoal, não deixe de compartilhar nos comentários. E acompanhe o Bolha Criativa para manter sua mente bem criativa!

Compartilhe por aí!
error