Algumas noções de escrita que todo o mundo deveria ter

9 de janeiro de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Nós já fizemos aqui no Bolha Criativa um artigo sobre noções de design que todo o mundo deveria ter, mas provavelmente a escrita é bem mais utilizada pelas pessoas do que o design. Estamos na era das redes sociais e entre os textões do Facebook, há sempre aquele anúncio ou oportunidade que você quer compartilhar com o mundo e fará isso usando a escrita.

Vamos dar algumas dicas de como melhorar a sua escrita através de uns passos simples. Lembre-se que você também pode nos ajudar colocando a sua dica nos comentários.

Ortografia e Gramática

Obviamente não poderíamos deixar de começar este artigo com esta dica: cuidado com a ortografia e gramática. Mas calma, não estamos dizendo para você ser um expert na Língua Portuguesa e dominar tudo, e sim, saber o básico para no mínimo passar credibilidade e não passar vergonha desnecessária.

Todos nós temos algum vício de linguagem (aquelas manias chatinhas que nos acostumamos). Algumas delas podem estar citadas neste artigo, porém o básico é saber escrever corretamente as palavras mais conhecidas. Se tiver alguma dúvida, a internet está aí para ajudá-lo, afinal, é “concerto” ou “conserto”? Qual a diferença? Dúvidas como essa podem surgir, o que é completamente normal. O que não pode acontecer é você colocar palavras erradas em algo importante sem ter a vontade de pesquisar.

O que temos observado também é o uso errôneo da palavra “mais” no lugar da palavra “mas”. Mais = soma. Mas = porém.

Gírias, memes e hashtags

Observe o exemplo abaixo:

E aí galeritcha, tô vendendo esta almofada mara pra bombar geral. Uma almofada boa né que tiro foi esse! Dá um berro de linda, se você quiser chama inbox pra gente bater aquele papo maroto. #coisalinda #coisa fofa #amofadastyle #quetirofoiesse #vaimalandra #aceleramiga #hino #garotamarota #vendadealmofada

A internet é um lugar bastante rotativo a respeito de memes e gírias. Há um monte delas e quem não tiver acompanhando pode não entender nada do que você está falando, ainda mais se for um anúncio. Seu objetivo é vender, certo? Portanto deveria ficar mais claro possível. E o número exagerado de hashtags só polui o texto.

USO DE CAPS LOCK

O USO DE CAIXA ALTA EXAGERADO DEIXA O TEXTO CONFUSO E DE DIFÍCIL LEITURA, ALÉM DE DAR UMA SENSAÇÃO ESQUISITA, PORQUE NA INTERNET CAIXA ALTA (LETRAS MAIÚSCULAS), ASSIM COMO NA LITERATURA, SIGNIFICA QUE A PESSOA ESTÁ AOS BERROS. SE VOCÊ DIGITAR ASSIM PRA QUALQUER COISA ALGUMA PESSOA PODE ACHAR QUE VOCÊ ESTÁ SENDO MAL-EDUCADO E GROSSEIRO, PORTANTO, TOME MUITO CUIDADO.

Neste caso, utilize a caixa alta quando tiver partes do texto que você requer mais atenção, como o título, por exemplo.

Uso excessivo de exclamações!

Olha só o que vou mostrar agora! Algumas frases com várias exclamações! Isso mesmo, pra deixar tudo bem escancarado! Até parece que estou anunciando alguma coisa grandiosa! É como se o gerente do Bolha Criativa tivesse ficado louco! É tanta exclamação que no final parece que vou ter uma surpresa! Você não pode por esperar! Quer mesmo saber ?! Então lá vai!

Ao utilizar exclamações desnecessárias, você acaba diminuindo o poder delas, tornando-as ineficazes. Use exclamações na parte do texto que você quer destaque para que isso não aconteça.

Repetições

Leia o texto abaixo:

Ana era uma mulher de fibra. No dia que Ana perdeu seu casamento, Ana não ficou chorando. Pelo contrário, Ana foi atrás do taxista que a atrasou e pediu perdão por ter gritado com o taxista. Era culpa de Ana que esqueceu seu casamento para ir atrás de um sanduíche.

Viu quantas repetições desnecessárias do nome Ana? Agora imagine que fosse um livro, composto por centenas de parágrafos idênticos… Não seria irritante e enjoativo demais? Agora vamos usar a mesma história da Ana de um jeito que fique legal:

Ana era uma mulher de fibra. No dia que perdeu seu casamento, não ficou chorando. Pelo contrário, foi atrás do taxista que a atrasou e pediu perdão por ter gritado com ele. Era culpa dela que esqueceu seu casamento para ir atrás de um sanduíche.

No exemplo acima, o nome Ana só foi citado uma vez e o resto foi trocado por pronomes. Use essa tática ou sinônimos em textos grandes como, usando o exemplo acima – noiva e mulher – para se referir ao personagem ou qualquer coisa que estiver relacionada com seu texto.

Uso de vírgulas

Por fim, o uso de vírgulas exageradas ou a ausência delas pode mudar completamente o sentido do texto, deixá-lo lento demais ou rápido demais. Na internet, principalmente quando estamos usando o celular, é muito comum digitarmos rapidamente e esquecermos de coisas básicas, como a vírgula. Por exemplo:

“Não é meu problema” = significa que o problema não é meu.

Não, é meu problema = significa que o problema é meu.

Fica claro que o uso de vírgulas é fundamental para o bom entendimento, portanto, considere prestar atenção nesta parte também.

Essas foram as dicas básicas para melhorar seus textos. Lembre-se de deixar suas dicas nos comentários e curtir nossa página do Facebook para não perder nenhum artigo do Bolha Criativa. Boa escrita e até mais!

Leia também:
Como escrever um livro de ficção?
Como criar o título de um livro?

Compartilhe por aí!
error