Afinal, de quantas páginas meu livro precisa?

2 de junho de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Bem-vindos ao Bolha Criativa, um lugar você encontra artigos sobre criatividade e também alguns artigos onde respondemos algumas dúvidas recorrentes durante o processo criativo.

Neste artigo vamos responder uma dúvida que talvez você sempre tenha quando está escrevendo um livro ou quando está começando a escrevê-lo. Afinal, quantas páginas levará para terminar a história?

Bem, não é uma pergunta para ser respondida com apenas uma frase. Vamos separar em tópicos e no final você decide.

Deixe as palavras fluírem

Antes de ficar pensando em escrever sua história baseada por páginas, tente deixar a história fluir. Se os acontecimentos da sua história começarem a ficar apressados demais logo nas primeiras páginas (e você pretende escrever um livro!), é sinal de que houve algum problema na hora da execução/criação da história.

Se ela funcionar bem assim, você pode transformá-la em um simples conto. Entretanto, se você achar que existe muito mais do que uma pequena história nessas palavras escritas, adicione mais algumas pitadas de conflito. É este ingrediente que faz a história engrandecer, como farinha num pão. Conflitos geram mais conflitos e mais páginas!

Estipule metas

Agora você sabe que o tamanho do seu livro depende unicamente da complexidade da sua história, portanto é melhor definir algumas metas. Quantas páginas a história que você criou precisa. Duzentas? Trezentas? Seiscentas páginas?

Deixe a história fluir, mas divida sua história em capítulos mais ou menos com um tamanho parecido, com começo, meio e fim, sendo que o fim é um acontecimento que você quer que aconteça. Se você fez um resumo antes de começar a escrever a história, ele irá ajudá-lo.

Elimine ou estique a gordura

Não se contente apenas com o término da escrita na última página. Após a conclusão, volte desde o começo e revise com cuidado. Adicione ou retire coisas que podem estar conflitando com sua história.

Mas se você concluiu que os conflitos de sua história não terminaram em um único livro e deseja criar uma trilogia ou saga, não se preocupe. Em breve faremos uma artigo específico só sobre o assunto, então fique ligado no Bolha Criativa!

Então, gostou das dicas? Gostaria de compartilhar mais alguma? Participe pelos comentários e não deixe de acessar nossa página no Facebook para não perder nenhum artigo!

Compartilhe por aí!
error