A criatividade está nas pequenas coisas

17 de dezembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

Você com certeza conhece uma pessoa que não se considera criativa. Ou talvez você mesmo diz isso pra si mesmo. Mas o que é criatividade?

Do latim creare, significa criar. Criatividade é a capacidade de inventar, produzir e até mesmo reinventar coisas novas. Sim, reinventar. Você não precisa ser completamente original para ser uma pessoa criativa, basta pensar diferente.

Cada um tem seu estilo próprio de pensar e a criatividade é usada quase o tempo todo e sequer percebemos. Vamos citar alguns exemplos e voltaremos à pergunta original no final: Você tem criatividade?

Criatividade na cozinha

Você pode não se considerar um chef de cozinha, mas com certeza já preparou alguma coisa para comer. Desde sanduíches recheados de ingredientes diferentes até aquela cobertura cheia de doces no seu sorvete favorito. E deve ter feito isso com o intuito de saborear sua refeição e ter experimentado o gosto de misturar sabores diferentes. Ou já fez algum tipo de suco ou vitamina maluca.

Mas para aqueles que já cozinham, com certeza já alteraram alguma receita, adicionando ingredientes diferentes conforme sua satisfação. Consequentemente, acabou criando uma nova receita!

Criatividade na decoração

A casa é como se fosse uma tela em branco de um pintor, portanto você provavelmente decorou ela com os móveis, quadros e cores que gostaria.

Mesmo que você não tenha conseguido comprar aquela estante mais cara e bonita, você usou sua criatividade para deixar sua casa bonita com o que tem. E é exatamente uma das características das pessoas criativas: elas identificam o problema e conseguem encontrar as soluções com o que tem à disposição, conforme o item abaixo:

Criatividade na solução de problemas

A vida é um grande ciclo que envolve arranjar problemas e encontrar soluções. Nem sempre estamos preparados para resolver nossos problemas, seja por falta de dinheiro ou por falta de habilidade, mas com criatividade podemos pensar em sair de situações de maneira inteligente.

E pode ser soluções simples, como desmontar um móvel velho e transformá-lo em uma mesa de trabalho. Ou soluções mais difíceis, como economizar luz elétrica não gastando nos finais de semana ensolarados.

Criatividade musical

Então você liga o seu smartphone ou PC todo decorado com aquele papel de parede (ou foto) que você escolheu e cria uma playlist musical para dar energia e motivação no seu dia.

Com essa tarefa você já está exercendo sua criatividade, ao definir seu próprio estilo, como se fosse sua própria rádio pessoal.

Criatividade nas fotos

Todos querem sair bem nas selfies para postar nas redes sociais, não é mesmo? E provavelmente aquela foto de perfil super elegante não saiu no primeiro clique. Ou pode ter saído, mas você teve criatividade para escolher um lugar legal, uma pose legal e uma roupa legal, não é mesmo?

Você já deve ter feito uma invenção!

a criatividade está nas pequenas coisas

Sim, você já se tornou inventor (a) usando sua criatividade. Pode ter inventado algum objeto para resolver algum problema ou usar um objeto com uma função diferente para outro propósito (esponja de aço na antena, para os antigos). Pode ter inventado uma brincadeira diferente ou reinventado usando alguma que já existia.

Então, com tudo que leu, você se considera uma pessoa criativa? Todos nós temos meios para alcançar a criatividade, basta estimulá-la. Não é preciso ser um gênio ou criar algo completamente novo. Não!

Basta pensar diferente.

Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar o Bolha Criativa no Facebook para não perder mais nenhum!

Leia mais:

Como ser mais criativo – Estimulando sua inspiração.

Compartilhe por aí!
error