A bagagem cultural e como ela pode aumentar sua criatividade

1 de março de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 3 minutos

No nosso artigo completíssimo sobre bloqueio criativo, vimos que a falta de experiência é uma das principais causas que fazem nossa lâmpada das ideias não acender.

Neste artigo vamos descobrir que a solução para este problema é mais simples do que parece: estimulando a chamada bagagem cultural.

Mas afinal, o que é a bagagem cultural?

Vamos começar com um exemplo.

Patrícia é uma jovem mulher que nutre uma paixão quase incontrolável por maquiagens. Sabe tudo sobre marcas, cores e aplicações. Seu conhecimento sobre o assunto a fez querer se tornar uma maquiadora profissional, embora só pense em maquiagens.

Porém, com a situação financeira da família em risco, Patrícia se inscreve em um game show de perguntas e respostas na TV sobre conhecimentos gerais e consegue uma vaga. Entretanto a alegria para por aí: sabendo apenas coisas sobre maquiagens, Patrícia não passa da primeira fase. Tudo bem, porque ela consegue um emprego de maquiadora e continuará no seu mundinho.

Se a bagagem cultural de Patrícia fosse maior, provavelmente teria conseguido seguir mais longe no jogo. A bagagem cultural nada mais é do que uma reunião de todo o conhecimento que adquirimos em nossas vidas, oriundas das informações que temos acesso. A origem dessas informações é ampla. Livros, filmes, conversas com outras pessoas, experiências de vida e de nossa educação.

Obviamente não basta apenas ler ou ouvir o assunto em questão uma vez. É necessário que saibamos assimilar e, mais do que isso, ter o poder de falar e utilizar esse conhecimento a nosso favor.

Por que devo aumentar minha bagagem cultural?

O conhecimento, ao contrário de todos os bens materiais que adquirir, não pode ser roubado e destruído facilmente. Portanto, se está em dúvida entre comprar seu sonho de consumo material ou adquirir um conhecimento que levará pela vida inteira, não pense duas vezes.

Muitas pessoas, como a Patrícia do exemplo, mal sabem a importância da bagagem cultural, porém para elas pouco importa. Porém, para pessoas que querem ser criativas, ou precisam usar sua criatividade no trabalho (escritores, designers, youtubers) devem ter uma obrigação com sua bagagem cultural, a menos que fiquem no seu lugar comum.

Mas todos podem se beneficiar com a bagagem cultural e consequentemente aumentar sua criatividade para resolver os problemas que a vida nos entrega.

Aumentando a bagagem

Há muitas formas de aumentar sua bagagem cultural. Neste artigo do Bolha Criativa, citamos alguns exemplos. Ao assistir um filme, por exemplo, você está aprendendo um pouco mais sobre a cultura em que a história se passa ou até mesmo a cultura do país ou época em que o filme foi filmado.

Nos dias atuais é bem mais fácil ter mais fontes de informação. A internet está aí para nos ajudar, então não há desculpas para não utilizar todo o conhecimento compartilhado que existe nela.

Entretanto, muito do aprendizado que colocamos na nossa bagagem vem de nossa própria experiência de vida.

Você provavelmente aprendeu desde criança várias coisas que serão levadas em consideração até o final de sua vida. E com o passar dos anos as situações que vivenciou também serviram de ensinamento. Aprender com os erros também é uma ótima forma de encorpar sua bagagem cultural.

Com base na sua bagagem cultural fica mais fácil encontrar soluções para as questões que surgirem. Faremos mais artigos específicos sobre bagagem cultural na escrita e no design em breve, então fique ligado no Bolha Criativa.

Curtiu? Deixe seu comentário para aumentar nossa bagagem cultural e não esqueça de nos seguir no Facebook para não perder nenhum post. Até mais!

Compartilhe por aí!
error