5 ideias de canais do YouTube que faltam no Brasil

1 de dezembro de 2018 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está atrás de ideias de canais do YouTube para criar, este artigo é para você!

Ser youtuber e digital influencer é uma das “profissões” mais desejadas para quem deseja trabalhar na internet. Muita gente pensa em ter seu canal no YouTube, mas não sabe por onde começar. Que tipo de canal fazer? Muitas pessoas querem seguir os passos de seus youtubers favoritos e acabam entrando num mercado saturado de canais com as mesmas coisas: vlogs engraçadinhos, vídeos de curiosidades, reviews de filmes, gameplays, canais de pegadinhas, dicas de maquiagens, tutoriais de informática e canais de humor…

Várias vezes ao navegar pelo YouTube e alguns canais, tive a impressão de acessar o mesmo conteúdo várias vezes. O que não falta é vídeos de reacts de posts engraçados (que para mim tira toda a criatividade do YouTube). Sim, está faltando imaginação e criatividade no YouTube.

Se você também concorda comigo, esse post é para você. Aqui dou as minhas sugestões para canais que talvez até existam hoje em dia, mas não estão saturados e não sofrerão muito pela concorrência. São ideias que poderiam ser usadas para criar canais tão famosos ou até melhores do que os canais que se vê por aí.

1 – Web séries

Canais com historinhas de humor não faltam por aí. Aqui deixo a sugestão para roteiristas e escritores que podem criar vídeos com histórias curtas e interessantes, não utilizando apenas a comédia. Histórias de amor, terror, suspense. Junte sua galera e use sua criatividade! Pode até criar um personagem Youtuber e fazer a quebra da quarta parede (falar com o inscrito, fazer ele se sentir parte da história). Fazer enquetes para saber como as histórias terminam. Assim, diferencia da Netflix e quem sabe os participantes do canal não poderiam se transformar em grandes atores?

A TV não é como antes. Está na internet!

2 – Bons canais de animação

Existem vários canais de animação no YouTube, porém se resumem a fazer paródias e esquetes. Alguns são bem engraçados e divertidos, mas falta animações com histórias tão criativas quanto desenhos animados que passam na TV.

Criar um canal de animação é difícil porque animação não é nada fácil de fazer. Mas admiro o talento das pessoas que investem tempo em um canal tão trabalhoso. Porque é muito fácil entrar num site de curiosidades qualquer e gravar um vídeo em cima disso. Agora animar, desenhar, criar personagens originais, isso sim é trabalho de criador de conteúdo para se orgulhar.

Animações são demoradas para serem feitas e provavelmente se você deseja monetizar o canal vai acabar se decepcionando com o retorno, afinal precisa ter uma certa regularidade para valer a pena continuar investindo tempo, ainda mais no início. Mas o que vejo é que canais de animação costumam ser bem valorizados pelo público alvo. Você pode criar meios para os inscritos patrocinarem o canal ou criar uma loja de camisetas e brindes com estampas dos personagens para arcar com os custos e ter, talvez, um estúdio próprio no futuro?

ideias de canal do YouTube

03 – Análises musicais

Se você está procurando uma critica de série, filme e livro, é muito fácil encontrar no YouTube. Mas análises de músicas fica devendo muito. Não digo apenas de fazer reacts de cantores famosos ou contar curiosidades em geral e sim, analisar criticamente artistas em evidência e se você for um produtor musical ou ser formado em música, melhor ainda!

Mas se prepare para a chuva de haters. Se você não tem medo de enfrentar o perigo, canal de música é para você!

04 – Canal de serviços domésticos/gerais

Você sabe como trocar uma lâmpada? Sabe como trocar a resistência do chuveiro? Sabe trocar de fechaduras? Sabe o que fazer quando um cano estoura? Sabe cortar grama? Sabe a melhor maneira de limpar um fogão?

Por incrível que pareça, tem muita gente que não sabe fazer nada dessas tarefas adultas que infelizmente algum dia teremos que aprender em caso de emergência. Seja você uma dona de casa ou um faz-tudo, teria um canal de sucesso se soubesse usar esse conhecimento para criar um conteúdo de fácil compreensão e ao mesmo tempo divertido.

O nome poderia ser “Manual do Adulto” ou “Não se desespere”. Talvez chame aquele seu o filho adolescente que quer ser youtuber e só fica filmando pegadinhas com você e faça ele ser o apresentador do canal e ensine ele a fazer as coisas. Isso sim seria mais útil que ver homens nadando em banheira de Nutella!

Eu me inscreveria com certeza.

05 – Canal de Sobrevivência

Se você pegasse o ônibus errado e parasse num lugar desconhecido, o que você faria? Ou algum amigo seu sofreu um acidente num lugar com péssimas condições de contato, como você vai mandar um SOS? Como se preparar em um temporal ou evitar/escapar de um incêndio sem danos? Ou simplesmente como sobreviver com pouco ou nenhum dinheiro juntando todas as condições anteriores? Você saberia o que fazer?

Está uma das ideias de canais do YouTube que seria muito interessante de acompanhar. É bom estar preparado para qualquer coisa desse tipo e a opinião de um especialista ou aventureiro valeria a pena.

Extra: crie um canal que mistura essas ideias.

As ideias aqui são bem originais, mas seriam bem mais se unisse algum dos assuntos. Uma web série de sobrevivência de animação. Ou uma web série de comédia que ensina tarefas domésticas. Análises musicais feitas no meio de um apocalipse zumbi…

Lembre-se que para fazer sucesso no YouTube deve também ter certo nível de entretenimento. Termos muito técnicos podem afastar determinados públicos.

Essas foram as minhas dicas. Se você tiver mais ideias de canais do YouTube, não deixe de compartilhar nos comentários. Quem sabe não lançamos uma parte 2, 3 e 4?

Compartilhe por aí!
error