05 erros que te impedem de ser mais criativo

16 de agosto de 2019 0 Por Bolha Criativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Sabia que você pode ser mais criativo naquilo que fizer, mesmo que já se considere muito criativo?

Sabemos muito bem que a criatividade pode ser trabalhada e que não nasce conosco. Entretanto, algumas vezes não conseguimos ser mais criativos (ou achamos que atingimos o nosso limite de criatividade). Mas saiba que tudo pode ser resolvido!

A seguir, listamos erros comuns que estão atrapalhando seu processo criativo e como resolvê-los.

01 – Ter ideias demais, iniciativa de menos

É muito comum que as pessoas criativas tenham um milhão de ideias. Porém, quando se tem milhões de ideias e não conseguir escolher uma, pode ser um problema grave.

Neste caso, é mais fácil desistir e não seguir em frente, deixando escapar ideias excelentes. No entanto, o jogo poderia mudar completamente se você organizasse melhor suas ideias. Exclua as que não considera importante, engavete aquelas que provavelmente não usará no momento e tome a iniciativa de usar as melhores.

Faça alguma coisa com suas ideias, não perca tempo!

02 – Não sair da zona de conforto

É mais fácil ficar no lugar comum, porque é “garantido”. Nisso, você perderá sua capacidade de criar algo original. O conforto se estabelece com a mesmice na criatividade.

Para alcançar novos horizontes criativos, você deve tentar fazer algo diferente. Pense por outros ângulos, encontre novas soluções para os problemas. A zona de conforto só limita a sua criatividade naquilo que os outros já fazem.

ser mais criativo

03 – Não estimular a imaginação

Uma das melhores vantagens da criatividade é ter uma imaginação sem limites. Se a sua imaginação estiver estagnada, com certeza sua criatividade também estará no limbo do bloqueio criativo.

Ao imaginar situações, problemas a serem resolvidos, soluções ou mundo fantásticos, você estará estimulando sua imaginação. E se ela estiver bem desenvolvida, alcançara voos altos, como um foguete em direção ao espaço sideral. A nossa técnica do E se…? pode muito bem ajudá-lo a começar.

04 – Ser perfeccionista

Nós falamos no nosso artigo sobre perfeccionistas que a perfeição é relativa. O mundo não é perfeito e nossa noção de “perfeição” é feita com base no que outra pessoa falou ou por nós mesmos.

Por isso que o perfeccionismo exagerado é um erro que faz as pessoas criativas travarem no mesmo lugar. Ao invés disso, use a perfeição para dar o melhor de si, mas nunca deixe ela impedir você de realizar suas ideias.

Algumas delas podem ser muito bem ser lançadas e aperfeiçoadas com o tempo.

05 – Não ter confiança

Ter confiança sempre ajudará as pessoas que forem criativas. Se você não conseguir ter confiança, ideias morrerão, você não sairá da sua zona de conforto e sua imaginação não será a mesma e o perfeccionismo será um dos seus maiores vilões.

Ah, as ideias do fulano são melhores que as minhas. A grama do vizinho é sempre a mais verde, certo? Não!

Sua criatividade tem um toque particular. Acredite em si mesmo e não tenha medo de expressar sua criatividade.

E é isso aí! Tem mais algum erro que está impedindo? Compartilhe nos comentários e não deixe de acessar nossa página no Facebook para não perder nenhum artigo!

Compartilhe por aí!
error